Esta semana continuamos a nossa viagem pelas profissões que enriquecem o audiovisual. Vai ficar a saber quem é o responsável por picar as câmaras e o que faz quem tem a profissão de anotador.


Anotador
Sim, o anotador tem de tomar notas – ou ter uma memória de elefante. Numa novela, série ou filme é o profissional que tem de estar atento a tudo o que se passa durante as filmagens para assegurar que o resultado final tem uma sequência lógica. Um exemplo do seu trabalho: as cenas não são gravadas todas ao mesmo tempo. O anotador tem, por isso, de garantir que se uma cena for gravada em dois dias seguidos, todas as pessoas têm de estar vestidas com a mesma roupa e acessórios, com os mesmos penteados, num cenário exatamente igual. 


Ingest 
Esta palavra faz lembrar ingestão e na verdade tem alguma coisa a ver. O que faz o ingest – que trabalha na pós-produção - é passar as cenas acabadas de gravar, em bruto, para um sistema informático. É nesse sistema que é feita a edição das imagens de forma a criar a sequência final que os espectadores irão ver.


Operador de EVS
O operador de EVS é o melhor amigo dos comentadores de futebol, quer os que estão nas televisões, quer os que se encontram nos cafés ou nos jardins. É este operador que mostra os replays (repetições) das jogadas e também o que as mostra em câmara lenta, para se perceberem todos os pormenores.


Operador de mistura 
O operador de mistura é quem “pica as câmaras”. Picar no sentido de selecionar que câmara vai captar a imagem e tanto pode trabalhar numa régie ou numa emissão ao vivo. Numa novela costuma ser o próprio realizador a assumir este papel, mas num jogo de futebol, por exemplo, é o operador de mistura que, com base nas indicações do realizador, “pica as câmaras”.


Planificador
É o planificador que determina o conjunto de cenas de uma novela que são gravadas diariamente, em estúdio e em exteriores. Este trabalho obedece a critérios como: quais os atores em cena, o cenário em que decorre a ação, a hora do dia (no caso de exteriores), necessidades para mudança de roupa ou caracterização entre cenas…. Uma função complexa que existe para otimizar o dia de trabalho de uma equipa de novela, série ou telefilme.


Sonoplasta 
O sonoplasta é o responsável por acrescentar efeitos sonoros. Estes podem ser adicionados ou substituir o som captado durante as gravações: é o caso de toques de campainha, barulhos de telemóveis ou ferramentas, que tanto podem ser sons que não existiam antes ou que se ouviam mal e foi necessário amplificar. Também é o sonoplasta que coloca a música que acompanha as imagens e as falas dos atores, essencial em novelas, séries ou filmes – o que seriam sem a música de suspense, por exemplo? No fundo, é a pessoa que acrescenta camadas de som que enriquecem o produto, sem prejudicar o diálogo entre os atores.