A minissérie “Pecado” é uma das produções que está na corrida para os Prémios Platino. A autora, Maria João Costa, integra a pré-seleção para o Prémio de Melhor Autor e a atriz Daniela Melchior é um dos nomes pré-selecionados na categoria de Melhor Interpretação Feminina.

Considerados os Óscares ibero-americanos, os Prémios Platino distinguem as melhores longas-metragens, minisséries e séries de ficção ou documentários produzidos pelos 23 países da Península Ibérica e da América Latina.

“Fiquei, naturalmente, feliz e honrada”, diz Maria João Costa. Não apenas por se tratar de um prémio internacional, mas “ainda mais por saber que a seleção foi feita a partir de um universo de mais de 800 produções e criadores do universo ibero-americano, entre as quais constam nomes tão respeitados do mercado”.

“Quando realizei que no ano passado, por exemplo, faziam parte da lista final de nomeados à mesma categoria os autores de Pátria, Casa de Papel e 30 Monedas, séries bem conhecidas dos portugueses, fiquei ainda mais agradecida pela pré-seleção”, acrescenta Maria João Costa.

Com um excelente desempenho nacional – foi a série portuguesa mais vista em 2021 –, a autora acalenta a esperança de que a sua indicação, “bem como a de Daniela Melchior” permitam à série conquistar “a atenção internacional de que ‘Pecado’ precisava para poder viajar e conquistar outros públicos”.


A minissérie de seis episódios foi transmitida pela TVI em outubro de 2021, sendo uma coprodução TVI e Maria & Mayer com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Gravada entre Lisboa e Estremoz, conta a história de um padre que se apaixona perdidamente por uma mulher e que coloca em causa a carreira, a vocação e a sua própria fé em Deus.