Mesmo quando o envelhecimento é mais duro e leva à perda de autonomia, há soluções. Isto mesmo revela o trabalho do jornalista Rui Araújo que esta noite é emitido no segmento “Repórter TVI” do “Jornal das 8”.

"Esta terra é para velhos" é uma reportagem “sobre o despovoamento e o programa inovador posto em prática em Pescueza (Estremadura espanhola), que permite aos velhos da vila permanecerem (mesmo quando já não são autónomos) nas casas onde ergueram telhado e sempre viveram” explica o repórter.

Pescueza é uma povoação com características únicas na Península Ibérica porque ali não existem lares de idosos. Um dos seus pontos nevrálgicos é o Centro de Dia, um espaço de encontro solidário onde os mais velhos podem tomar refeições, receber cuidados de enfermagem, fazer a higiene pessoal, lavar a roupa e participar nas atividades lúdicas mais diversas.

Para promover a autonomia e segurança dos seus seniores, Pescueza tem ainda passeios cobertos com material antiderrapante e prédios com corrimões.

O objetivo destas iniciativas, afirma Rui Araújo, é “evitar a morte social ou a solidão imposta aos anciãos” – por vezes com consequências trágicas.

"Esta terra é para velhos" resulta de um trabalho durante uma semana em Pescueza. Além do jornalista Rui Araújo, Rui Pereira captou as imagens e a edição coube a Filipe Freitas. “Repórter TVI” é uma rubrica coordenada por Joaquim Franco.