Após ter sido selecionado para ser exibido em Cabo Verde, o documentário “Um Mar de Lixo”, realizado pela jornalista da Rádio Comercial Tânia Paiva, com imagem de Tiago Mendes dos Santos, tem estreia marcada em Espanha a 23 de junho. No dia seguinte, o documentário pode também ser visto em Angola. “É gratificante para um jornalista saber que o seu trabalho está a ser visto em tantos países, mas para nós o mais importante é a mensagem deste documentário estar a chegar a tanta gente”, diz a jornalista do projeto que reforça o compromisso da Rádio Comercial com o ambiente e a sustentabilidade do planeta.

A seleção do documentário para exibição internacional surge no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, por intermédio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. O documentário “foi escolhido pelo tema tão atual que aborda e pela forma como espelha a necessidade de proteção e preservação de um recurso tão importante a nível mundial, o Mar”, reconhece João Neves, Vogal do Camões. “Enquanto documentário jornalístico, a sua internacionalização permite não só dar a conhecer mais uma vertente da produção fílmico-documental em Portugal, como alertar a audiência para as problemáticas ambientais.”

Além da itinerância além-fronteiras, o documentário foi escolhido pela Fundação de Serralves, através do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental, para exibição aos alunos do ensino secundário, em circuito fechado, em escolas portuguesas.  Para Tânia Paiva, “as gerações mais novas estão muito mais conscientes em relação aos problemas ambientais”. Porém, nunca é demais alertar: “Acredito que os estudantes que vejam ‘Um Mar de Lixo’ tenham este verão muito mais cuidado com o lixo que deixam ou que geralmente se esquecem quando vão à praia”.

“Um Mar de Lixo” surge depois da equipa da Rádio Comercial ter acompanhado a associação “Brigada do Mar” ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal, em maio de 2019.

O documentário, nomeado em 2020 como finalista do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia, o CineEco, foi também distinguido com duas menções honrosas, uma do júri do Prémio Valor da Água e outra atribuída pelo júri do Prémio Juventude. Já em fevereiro deste ano, o documentário foi selecionado para abrir uma conferência europeia, em Praga, sobre as alterações climáticas.

“Um Mar de Lixo” está disponível em: https://radiocomercial.iol.pt/artigo/nao-e-lixo-e-um-mar-de-lixo