Começou há muitos anos, em casa da madrasta, a fazer puzzles com os irmãos. Hoje, é um hobby que partilha com a filha. Maria Cerqueira Gomes, apresentadora da TVI, assegura que fazer puzzles “é verdadeiramente a melhor terapia” da sua vida. Confidencia: “Por exemplo, quando estava a negociar a minha vinda para a TVI, fiz um puzzle enorme. Estava numa grande ansiedade, era a única maneira de me desligar.” Durante o confinamento, por causa da pandemia de COVID-19, não foi diferente. Acabou por fazer dois puzzles para combater o nervosismo.

Perita em puzzles entre as mil e as três mil peças, Maria Cerqueira Gomes coloca uma mesa grande na sala e depois, sem pressas, vai tentando resolver o quebra-cabeças. “Exige técnica. Primeiro, faz-se a parte de fora, ou seja, a moldura, e só então se começa a preencher o interior.” Quando bloqueia, a apresentadora opta por parar e tentar olhar para o puzzle com “alguma distância”. Entre os favoritos, estão os puzzles com imagens de quadros ou fotografias. “O Manuel Luís Goucha já me deu um!”

Para conquistar a apresentadora que, em breve, conduzirá o novo “reality show” da TVI, “O Amor Acontece”, não há nada melhor do que oferecer-lhe um puzzle. “É dos presentes que mais gosto de receber, deixa-me mesmo muito feliz.” Entre risos, questiona: “E agora que partilho isto, se calhar vou receber muitos, não é?”