Andreia Figueiroa, 21 anos, corre da redação para a sala de edição. Uma das suas primeiras peças está prestes a entrar no ar. Sente-se apreensiva, mas também feliz. “Estou a adorar fazer televisão, ir para a rua fazer reportagens, escrever para as imagens. Gosto sobretudo de estar aqui, na Sociedade. Posso dar ideias, ser mais criativa”, diz a jovem, que começou a estagiar na TVI há cerca de um mês. Não é a única. Recentemente, a TVI recebeu 11 estagiários, na sequência do programa de Pós-graduação em Jornalismo, uma parceria entre o ISCTE-IUL e a Media Capital.

“Depois de vários meses sem estagiários por causa da pandemia, recebemos agora este grupo”, explica Paula Oliveira, Coordenadora-geral de Antena e do Digital da TVI, que é também responsável pelos estágios da Pós-graduação. “Os estagiários têm um acompanhamento total, até porque acabam a fazer peças que são emitidas. Verificamos a qualidade de tudo o que fazem e, sempre que necessário, corrigimos.”

Paulo Falardo, 22 anos, é outro dos jovens a estagiar na TVI. Está na secção de Desporto e, assume, o desafio tem sido grande: “A redação vive numa grande correria. Tenho desenvolvido competências técnicas. Estou a aprender a usar programas de edição”.

Durante dois semestres, os alunos inscritos na Pós-graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital têm aulas na redação da Escola de Jornalismo do ISCTE. Depois, é tempo de complementar a experiência com a prática nas várias redações do Grupo Media Capital: na TVI, na Media Capital Digital e também na redação da Rádio Comercial. “O nosso interesse é atrair os mais talentosos, os que têm mais capacidade de aprendizagem e dedicação ao jornalismo”, diz Paula Oliveira.