É já a partir de 26 de fevereiro que a TVI24 estreia um conjunto de novos programas, com novas caras e formatos originais. Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI, quer marcar a diferença através de pessoas e conteúdos que acrescentem valor e espírito crítico. E adianta que,  com a nova grelha, “mostramos que sabemos para onde queremos ir e onde queremos chegar”.

As surpresas em antena, à boleia da celebração do 12º aniversário, vão fazer-se sentir logo às 10h00 da manhã. Raquel Matos Cruz apresenta, de segunda a sexta-feira, “Hoje é Notícia”, programa que dará voz às opiniões dos espetadores. Os principais temas da atualidade podem ser comentados por telefone, através do WhatsApp e das redes sociais. Nas tardes da TVI24, entre as 16h00 e as 18h00, a atualidade volta a ser discutida, mas mais na perspetiva do comentário e da explicação. “Os quatro”, conduzido por Ana Sofia Cardoso, conta com um painel de jornalistas experientes: Anabela Neves, Pedro Santos Guerreiro e Filipe Santos Costa.

À noite, a conversa é outra. Todas as segundas-feiras, às 22h00,  Rui Pedro Braz e Joaquim Sousa Martins convocam os factos desportivos da semana em “Temos aqui um caso”, em que prometem analisar a jornada, a arbitragem, o golo. Às 23h00, de segunda a sexta, é a vez de Carla Moita explorar os vários ângulos de uma história em “O Dilema”. Os temas podem ser nacionais ou internacionais, desde que permitam ouvir os argumentos contra e a favor de Rogério Alves, Francisco Mendes da Silva, Miguel Guedes. A partir da meia-noite, a TVI24 avança para a “Primeira Hora”, um olhar que antecipa o dia com a ajuda das primeiras páginas dos jornais nacionais e internacionais conduzido por João Pedro Rodrigues.

O fim de semana começa animado, com “Cool Box”, o novo programa de Cultura Pop, conduzido por Maria João Rosa e Vítor Moura.  Também ao fim de semana, Vasco Rosendo e um naipe de comentadores especialistas - Pedro Santos Guerreiro, António Costa e Paulo Ferreira - trazem a economia real para a televisão. Em “Os Economistas” vão analisar os grandes temas da economia nacional e internacional e entrevistar os diversos players do mercado. O pior e o melhor da semana vão ser tema do novo programa de análise política, com moderação de Filipe Santos Costa e os comentários de Sérgio Sousa Pinto e Sebastião Bugalho.

Ao domingo, no “Jornal das 8” da TVI e na TVI24, Marco António e Alda Martins apresentam “Contas redondas” e prometem traduzir a economia, ajudando o cidadão comum a perceber termos complexos e dando dicas para resolver problemas.