“The CNN Effect” ou “o efeito CNN” é uma teoria em torno da forma como a cobertura televisiva de grandes acontecimentos influencia a agenda e o próprio processo de decisão política, tanto a um nível interno como num plano internacional. Embora seja aplicado, hoje em dia, aos media em geral, o conceito surgiu nos anos 90 do século passado, por causa da CNN.

À época, a CNN cobriu, em tempo real, as intervenções militares no Iraque, na Somália e na Bósnia. Ao transmitir, constantemente, algumas imagens dramáticas, o canal agitou a opinião pública que, por sua vez, pressionou o governo norte-americano a agir.

Judite Sousa, um dos principais rostos da CNN Portugal, recorda uma passagem do livro de memórias de Bill Clinton para sublinhar a influência da marca: “ o antigo presidente dos Estados Unidos da América escreveu que a decisão da NATO de intervir militarmente na Bósnia, em 1995,  para pôr fim à guerra civil foi tomada depois de ele ver, todos os dias, na televisão, as reportagens da CNN”.

Naquela altura, recorda Judite Sousa, a jornalista Christiane Amanpour estava em permanência em Sarajevo e as suas reportagens para a CNN faziam com que o ecrã fosse uma representação do mundo. E a verdade é que o seu trabalho, desenvolvido com os pressupostos da liberdade e da independência, influenciou a tomada de decisão, a uma escala global.