O frio chegou e com ele o aumento do consumo de energia para aquecermos a casa. Aquecedores elétricos, sistemas de aquecimento a gás e até lenha são alguns dos que normalmente são utilizados para melhorar o nosso conforto.

Mas o que podemos fazer para que as faturas de eletricidade ou gás não disparem nestas alturas?

Fique aqui com algumas dicas que lhe podem poupar preciosos euros mantendo ao mesmo tempo os níveis de conforto que pretende.

 

Dicas para aquecer a casa sem disparar as contas

  1. Verifique as janelas!

Quer aquecer a casa? Primeiro deve verificar se as janelas estão a fechar bem ou se necessitam de ser calafetadas.

Sim, por vezes pode bastar uma fita isoladora (à venda em qualquer grande superfície) para reduzir aquele friozinho que vem da janela.

E como saber se há vento? Pode acender uma vela junto a cada janela. Se a chama abanar… tem aí um foco de vento, deve agir.

Se ainda não tiver vidros duplos saiba que existem apoios para que possa aumentar o conforto térmico da sua casa. Contacte uma empresa especializada que o aconselham seguramente de qual a melhor solução para o seu caso.

 

  1. Temperatura de conforto

Nós sabemos que está frio. Mas tome nota nesta importante recomendação. A temperatura de conforto no inverno situa-se entre os 20 a 21 graus. Significa isto que mesmo que “lá fora esteja um frio de rachar” não significa que tem de colocar a casa nos 40 graus…

 

  1. Luz amarela

Lâmpadas LED há muitas, mas fica aqui uma dica preciosa. Em algumas divisões (que não o WC e cozinha por exemplo) a utilização de luz amarela pode dar-lhe uma maior sensação de calor e conforto, no inverno, do que a luz branca. Se possível verifique também se é possível trocar por aquelas que tiverem a melhor eficiência possível.

 

  1. Velas, agasalhos e mantinhas

O combate ao frio deve ser encarado de várias formas. Apesar de estar em casa não é necessário andar de t-shirt e descalço no inverno. Ok, também não é preciso andar de polar vestido, mas o que é necessário reter é que deve equilibrar o que tem vestido com a altura do ano.

Uma boa manta no sofá pode ser um bom aliado ao aconchego e na verdade se apenas ali tiver um par de horas até pode ser suficiente.

Já agora o mesmo se aplica à cama. Um pijama bem quente, um bom édredon de inverno e lençóis de flanela farão mais pelo seu conforto noturno do que aquele cetim que lhe encheu o olho no verão…

E uma última dica. Apesar de uma ou duas velas não serem suficiente para aquecer o ambiente a verdade é que alguns especialistas indicam que o facto de ter velas acesas, no inverno, vai ter uma maior sensação de conforto em seu redor. Maior conforto é também sinónimo de menor sensação de frio. Vale a pena experimentar.

 

  1. Programe os aparelhos de ar condicionado

Se tem aparelhos de ar condicionado (AC) e nesta altura do ano pensa em liga-los de forma a aquecer rapidamente a sua casa tem de pensar em duas coisas.

Primeiro verifique se tem os filtros limpos (pode consultar especialistas, mas mesmo o manual de instruções do aparelho poderá ensiná-lo como fazer sem gastar dinheiro). Um filtro com demasiadas impurezas pode originar um mau funcionamento e consequente esforço da máquina.

Depois utilize de forma inteligente a programação do aparelho. A maioria dos modernos equipamentos permite que programe o inicio da operação para uma determinada hora.

Qual a vantagem? Se chegar a casa e estiver frio vai querer ligar de imediato o AC na temperatura máxima, gastando mais eletricidade. Mas, se o tiver deixado programado para, por exemplo, meia hora antes de chegar, poderá ativar apenas uma temperatura de conforto (no inverno entre 20 a 21 graus) e irá poupar preciosos euros.

 

  1. Aquecimento central como utilizar?

Verifique se há zonas da casa onde não está ou não vai estar. Poderá ir as divisões que não necessita, reduzir ou até desligar os radiadores e manter a porta fechada.

Tal como no AC utilize um termostato ou programador para regular em antecedência a temperatura e acima de tudo o tempo que realmente precisa de aquecer a casa.

 

  1. Lareira vale a pena queimar tudo o que apanha?

Antes de mais saiba que a queima de lenha nem sempre é algo muito ecológico. Cada caso é um caso, mas deverá optar pela solução que for ambientalmente mais favorável em função do equipamento que tem instalado.

Depois há outra questão. A não ser que tenha instalado um sistema de distribuição de calor por toda a casa, a lareira normalmente aquece bem a divisão onde está instalada.

Por isso veja se esta é uma solução que lhe permita economicamente aquecer a casa toda ou se tem de complementar com outro sistema… é que se calhar não se justifica.

 

 

Paulo Passarinho, coordenador-editorial AWAY.IOL.PT