A série documental “Deixados para trás”, da autoria das jornalistas da TVI Isabel Loução Santos e Isabel Moiçó, foi recentemente distinguida com uma menção honrosa no festival KIEZ Berlin e selecionada para o Alvsbyn Film Festival na Suécia, depois de em dezembro ter integrado a Seleção Oficial do New York Movie Awards.

Um reconhecimento internacional que mostra que “há histórias que nos tocam a todos, independentemente do país onde vivemos, histórias que nos põem em contacto com o que temos de mais universal, a nossa humanidade”, reage Isabel Loução Santos.

Dar a conhecer pessoas que a pandemia deixou para trás foi o objetivo desta série, que, em dez episódios, contou “as histórias dos que ficaram doentes, dos que perderam o emprego e a casa, dos que perderam a vida, dos que viram os negócios desaparecer, a solidão dos idosos, os impactos na vida das crianças”, recorda ainda a jornalista.

Isabel Moiçó lembra, por seu lado, as dificuldades em trabalhar num período tão desafiante: “Não foi fácil percorrer o país em reportagem, em plena pandemia e com sucessivos estados de emergência. Conseguir que os entrevistados nos abrissem as portas de casa, que connosco partilhassem os seus medos e que nos deixassem entrar nas suas vidas. A todos os nossos "Deixados para Trás", mais uma vez, agradeço a confiança”.   

Neste momento de reconhecimento, as jornalistas mostram o seu apreço pela equipa que as acompanhou num projeto tão marcante: “foi um enorme privilégio trabalhar numa equipa de excelência, ao nível do melhor que se faz no mundo”, considera Isabel Loução Santos. A coautora da série termina com “uma palavra a toda a equipa que durante meses preparou este trabalho: “obrigada! Eles sabem porquê”, agradece Isabel Moiçó.