Todos os dias, à uma da tarde, abrimos a janela das notícias na TVI, o Jornal da Uma é o espaço privilegiado para reforçarmos aquilo que distingue a TVI das outras televisões: a informação mais próxima das pessoas.

A partir das sete da manhã, a equipa que prepara o Jornal da Uma olha para o que vai marcar o dia em termos informativos, sempre com a mesma preocupação, a de sermos claros, relevantes e populares, no sentido mais sério do termo. O nosso objetivo é o de irmos ao encontro das pessoas, trazer para a ordem do dia o país escondido, os casos que indignam as populações, a atualidade bem explicada, as notícias que têm impacto na vida dos portugueses, os acontecimentos internacionais que nos surpreendem e fazem estremecer o mundo.

O Jornal da Uma faz-se também de país, desse mosaico de tradições que ainda persistem, dos sabores, dos locais incríveis que damos a conhecer, e todos os dias guardamos um pedaço de jornal para trazer à antena tudo o que nos caracteriza.

A informação da hora do almoço pretende assegurar o ADN desta televisão e que nos é mais caro, o afeto que nos liga aos portugueses.