Se um dia destes chegar ao parque de estacionamento da Media Capital e encontrar a Maria Botelho Moniz a andar de skate, não fique surpreendido. Quando a carismática apresentadora do “Dois às 10”, programa das manhãs da TVI, tem uma “hora mais morta”, aproveita para “tirar o skate” que costuma trazer na mala do carro e descontrair sobre rodas. “É uma atividade física, é divertido e dá uma sensação de liberdade que é difícil descrever para quem nunca experimentou.”

O hobby não é de hoje. Foi ainda criança que Maria Botelho Moniz aprendeu com os irmãos a andar de skate. Mais tarde, a viver em Nova Iorque, optou por patins em linha para se deslocar, mas depressa voltou à paixão pelo skate. Em Los Angeles, quando não estava a estudar representação, levava o carro para Santa Mónica e aproveitava para fazer a sua “skateada” com os amigos, junto ao mar.

De regresso a Portugal, a apresentadora continuou sempre a andar de skate. Hoje, é com a sua cadela que dá grandes passeios: “Levo-a à trela e há momentos em que ela me começa a puxar como se estivéssemos num trenó”, diz, entre risos. Confessa que já caiu algumas vezes, mas nunca se magoou a sério. “Não sou de andar a fazer grandes manobras”, assegura. Com dois skates, uma longboard de um metro e meio e um skate mais pequeno, Maria Botelho Moniz já contagiou outros com a sua paixão: “Já ensinei todos os meus sobrinhos a andar de skate”, conta, com orgulho.