O preço dos combustíveis não para de aumentar e cada semana a dúvida é se passa dos 2 euros por litro ou fica abaixo. A solução seria passarmos já todos a conduzir veículos elétricos, mas com o preço da eletricidade também a subir, essa transição poderá ser mais complicada.

Por isso, para quem (ainda) conduz veículos a gasolina ou gasóleo resta descobrir algumas fórmulas para poder poupar aquele bocadinho mais.

Assim, deixamos aqui sete dicas de eficiência para poupar no combustível.

1 - Abastecer antes do indicador de reserva acender.

Pode parecer uma coisa óbvia, mas a verdade é que os ponteiros analógicos ou mesmo os sistemas digitais que nos dizem qual a quantidade de combustível que temos no depósito não são 100% fiáveis. Porquê? Porque o estilo de condução e o estado das vias tem interferência direta no consumo instantâneo e o computador de bordo dificilmente estará a dar uma indicação real do que resta. Pelo sim, pelo não, é abastecer antes da luzinha amarela acender.

2 - Deve testar vários combustíveis aditivados (ou não) até perceber qual é o que realmente tem melhor eficácia no seu caso

Vários estudos indicam que o combustível aditivado apenas é realmente importante em veículos novos que tenham já filtros de partículas e outros sistemas que realmente necessitem de cuidados especiais. Aconselhe-se com o vendedor. Até pode ocorrer que com a idade do motor do seu carro não seja sequer útil estar a colocar combustível mais caro.

3 - Atestar quando o ponteiro estiver entre o quarto de depósito e meio depósito

Sim, afinal nem sequer é para esperar pela luz amarela. O depósito de combustível, com o tempo, vai ganhando alguns resíduos. Por isso não deve deixar o nível chegar mesmo até ao fim e também não deve atestar até acima.

4 - Manter os pneus com a pressão correta. Em caso de dúvida, consultar uma oficina especializada.

Os pneus são a única coisa que liga o carro à estrada. O motor pode estar impecável, a suspensão até está boa, mas se os pneus não tiverem em condições o consumo de combustível irá refletir-se. Normalmente tem a indicação da pressão correta na lateral da porta do condutor, mas em caso de dúvida consulte o manual ou uma oficina especializada. Vai ver que com a pressão correta até parece que o combustível melhorou.

5 - Não circule de forma regular com cargas pesadas.

Se a ideia é poupar combustível e otimizar o consumo em função do seu dia-a-dia é completamente de evitar circular com cargas pesadas. A longo prazo é melhor alugar um veículo comercial, de vez em quando, e dessa forma irá poupar o seu carro e poupar no combustível. Com mais peso, mais esforço, maior consumo.

6 - Evite estradas com pavimento em mau estado.

Se circular em estradas com piso irregular vai sentir obrigação de colocar o carro a andar em regimes mais altos, maior rotação, para poder superar de melhor forma os “buracos e afins” da estrada. Mas isso irá fazer com quem o motor consuma mais combustível. Evite, sempre que possível, trajetos em estradas deterioradas.

7 - Acelere e trave com cuidado.

Brusquidão é normalmente sinal de maior consumo, por isso, o melhor é ter tato no acelerador. Por outro lado, se dosear o travão também poderá não ser necessário maior esforço para voltar a acelerar e dessa forma irá poupar combustível

Leia aqui , em AWAY.IOL.PT, este artigo na sua versão completa.