As equipas de Informação da TVI andaram pelo país, junto à costa, à procura de histórias e recordações “banhadas” pelo mar. “Verão Azul”, série da autoria da jornalista Isaura Quevedo, mostra a adrenalina dos momentos de pesca e apanha de marisco, revela segredos das águas portuguesas e partilha o quotidiano dos pescadores. Já “ReViva o Verão”, com o jornalista Victor Moura-Pinto, abre o baú de recordações dos portugueses e conta as histórias dos verões de outros tempos.

“Gravar o ‘Verão Azul teve tanto de divertido como de insólito. Incluímos várias atividades radicais na reportagem”, destaca Isaura Quevedo, que integrou a redação da TVI na sequência da Pós-graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital. “Nunca se pensa no que se tem de fazer para ter o peixe ou marisco fresco na mesa, mas percebi que há toda uma vertente radical nesse sector.”

Isaura Quevedo, que quis mostrar como os portugueses aproveitam os 900 km da costa, reconhece que o que lhe deu mais gosto “foi conhecer as histórias de quem vive do mar”. “Mergulhar de forma tão imersiva no seu quotidiano fez-me ganhar outro respeito por pescadores e mariscadores.” “Verão Azul” faz parte da agenda do J8 às sextas-feiras.

Por sua vez, “ReViva o Verão” desafia os espectadores a mergulhar nas suas memórias de infância. Nesta série de pequenas reportagens, recorda-se o país de outros tempos na época de Verão. Como é que os portugueses se vestiam para ir à praia, que músicas ouviam, onde iam passear ou sair à noite, que séries ou anúncios passavam na televisão – é tudo isso que esta nova rubrica do J8 quer reviver ao domingo à noite.

E fique atento. As estreias de verão na TVI não ficam por aqui. Em agosto, há mais novidades que lhe revelamos na próxima MC NEWS!