O neuropsicólogo Alexandre Machado fez parte da equipa que definiu os matches do reality show “O Amor Acontece”. “O que me fez aceitar o convite foi achar que este formato é um programa positivo, realista”, afiança o especialista em comportamento humano. “Além de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos participantes, contribui também para as pessoas que estão a assistir, porque pode ajudá-las a entenderem-se e a melhorarem os seus hábitos e comportamentos, através da observação dos participantes.”

Com cerca de três mil inscrições, a produção de “O Amor Acontece” começou por fazer uma recolha da informação sociocultural e história de vida de cada candidato. Depois, seguiu-se uma Avaliação Científica Comportamental. O envolvimento do neuropsicólogo Alexandre Machado verificou-se “nos processos de avaliação, no estabelecimento dos matches e na intervenção de apoio aos participantes, quando necessário”. 

Para o especialista, o programa não é “uma espécie de agência de casamentos”. Explica: “O objetivo do programa é criar uma experiência, com certas variáveis controladas, que sejam observáveis e qualitativamente mensuráveis, por todos, sobre a primeira fase de um encontro entre duas pessoas.”

Sobre a possibilidade de o amor acontecer no programa, Alexandre Machado está convicto de que “é possível fazer um match e as pessoas apaixonarem-se uma pela outra”. “O amor já depende de outras dimensões, como tempo, consistência, generosidade e compaixão.”

Todas as segundas-feiras, o neuropsicólogo comenta os recentes acontecimentos de “O Amor Acontece” no programa “Dois às 10” da TVI.