Durante o ano passado houve alturas em que cerca de 95% do território em Portugal atingiu níveis de seca extrema e o problema poderá persistir em 2023. Por isso mesmo é cada vez mais importante seguir alguns conselhos básicos.

Poupar água é importante para o ambiente, mas não se esqueça que é um passo importante também para reduzir a sua fatura mensal.

 

Diminuir o tempo do banho

A água do duche demora o seu tempo a aquecer e, para ter uma ideia, uma torneira aberta gasta cerca de 10 litro de água por minuto. Experimente ir reduzindo a temperatura e vai conseguir habituar-se a tomar banho com água ligeiramente mais fria, evitando esse desperdício inicial. Também um banho de cinco ou quinze minutos fará toda a diferença.

 

Fechar torneiras

Quando lava os dentes, faz a barba ou até quando lava a loiça ou legumes, por exemplo, tente ir abrindo e fechando a torneira. A água aberta de forma permanente é um gasto desnecessário.

 

Carga máxima nas lavagens

Aproveite cada período de lavagem da sua máquina da loiça ou máquina de lavar roupa para colocar carga máxima. Evite ciclos de pré-lavagem a não ser que em termos de consumo de eletricidade as suas máquinas tenham outras indicações.

 

Experimentar cozinhar a vapor

Já viu com certeza acessórios que pode colocar em cima de uma panela para poder aproveitar o vapor e cozer legumes? Pois bem, se quer poupar água (e já agora gás ou eletricidade) experimente aproveitar esse vapor para os seus legumes favoritos. Ainda ganha ao nível de nutrientes já que eles não se vão diluir na água. Mas se prefere ainda assim cozinhar com água, não a desperdice e use, por exemplo, como base para uma sopa.

 

Verificar torneiras e autoclismos

As fugas de água acontecem mesmo quando não as está a ver. Basta um vedante deficiente ou uma torneira a pingar. Verifique se todas as torneiras fecham corretamente e monitorize de vez em quando o funcionamento do autoclismo. Se ouve um pingo a mais é porque tem uma fuga e está a desperdiçar água. Uma torneira a pingar pode representar uma perda de mais de cinco litros de água por dia.

 

Regar plantas com cuidado

Não precisa de regar os vasos das plantas e o chão de pedra. Use regador em vasos e mangueira apenas em jardins. Regue as plantas logo pela manhã ou ao final do dia, evite desperdício e evaporação de água.

 

Use a mangueira só quando necessário

Se tem uma casa com um páteo ou jardim está a pensar que o mais simples é sempre usar a mangueira para limpar. Pois bem, experimente varrer primeiro e só depois passar água. Irá reduzir substancialmente a água que usa.

E se vai utilizar também a mangueira para lavar o carro, experimente utilizar um balde com água e uma esponja para tirar as maiores sujidades e só depois aplicar a água. Uma vez mais irá conseguir realizar importantes poupanças de água.

 

Paulo Passarinho, coordenador-editorial AWAY.IOL.PT