Quando arrancámos com o projeto CNN Portugal Summit, não faltou quem nos dissesse que o país estava cheio de conferências, que depois da pandemia os 365 dias do ano não chegavam para tantos eventos deste género, que seria difícil mobilizar gente. E estavam todos certos, exceto num aspeto: o CNN Portugal Summit não é apenas mais uma conferência.

O princípio é, obviamente, o mesmo: a necessidade que sentimos em ajudar ao debate público sobre as matérias mais relevantes para as nossas vidas, para a vida das empresas e do país. Contribuir para a reflexão coletiva ouvindo os principais atores políticos, empresariais, a academia, sem esquecer que Portugal não é um retângulo na ponta da Europa, mas é, em si mesmo, a Europa.

Mas o que distingue o CNN Portugal Summit de tudo o resto é a forma e os resultados alcançados. O primeiro debate, que decorreu esta semana na Culturgest sobre “A economia Portuguesa num contexto de incerteza” é um bom exemplo. De uma manhã extraíram-se perto de uma centena de notícias no digital e quase duas dezenas que chegaram aos noticiários das várias televisões, muitas delas em prime-time. Também na rádio e nos principais títulos impressos, a conferência foi citada e esteve na ordem do dia. Isto só em Portugal, porque, lá fora, os ecos do que foi dito neste primeiro CNN Portugal Summit, chegaram à imprensa internacional e as declarações do Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, por exemplo, foram das mais citadas em todo o mundo.

O primeiro CNN Portugal Summit não marcou apenas uma manhã, nem um dia, marcou a semana política em Portugal e, isso, faz toda a diferença.

Quanto à forma, o que procuramos não é apenas juntar um conjunto de pessoas à volta de uma mesa, ou colocá-las em frente a um púlpito, mas antes trazer o modelo de debate televisivo para o país real. O consumo de notícias, de opinion makers e de debates nos canais de notícia provam, à evidência, que os portugueses se interessam, que querem saber, ouvir diferentes opiniões e querem ter uma opinião informada. É aí que a CNN Portugal Summit entra.

Se na televisão o canal se afirmou exatamente pela inovação e pela capacidade de fidelizar telespectadores, o CNN Portugal Summit é, no fundo, uma extensão desse processo. É televisão feita ao vivo e transmitida para o país e o mundo. Sem temas fechados, sem ideias pré-concebidas, mas sempre abertos a debater os temas que, em cada momento, marcam o nosso presente, mas, sobretudo, o nosso futuro. O dos cidadãos, o das empresas, o do país, da Europa e do mundo.

O primeiro CNN Portugal Summit, feito em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, foi um sucesso e há muitas ideias para o futuro. Em breve daremos notícias.