Guarda, até hoje, fotografias dos primeiros ténis com que começou a correr. Sabe que não eram os mais adequados, mas com eles descobriu o prazer de fazer quilómetros. Foi em 2018 que Rita Gaspar, produtora da TVI, decidiu que queria mudar alguns dos seus hábitos. Fazer uma alimentação mais saudável, perder peso e contrariar o sedentarismo eram os objetivos. Uma vez de férias em Cabo Verde e sem possibilidade de frequentar um ginásio, resolveu correr. “Saquei uma aplicação do telemóvel e comecei a correr todos os dias um bocadinho. No final das férias, já fazia cinco quilómetros.”

Rita Gaspar, atualmente a trabalhar na produção de “Big Brother” e “Querido, Mudei a Casa!”, confessa que prefere correr sozinha e que não dispensa fazê-lo enquanto ouve música. “Vou criando as minhas próprias playlists. Sem música, seria penoso”, diz, entre risos. É também quando faz corridas que a produtora assume que encontra, de forma natural, “soluções” para alguns dos seus desafios profissionais: “Às vezes, estou a pensar como resolver uma situação e depois é a correr que acabo por encontrar a melhor forma de contornar o problema. A cabeça liberta-se e surgem outras ideias”.

Apesar de preferir correr em “pistas” que já conhece, como acontece junto ao paredão de Cascais, Rita Gaspar não deixa de calçar os ténis de corrida quando viaja para fora do país, quer em lazer quer em trabalho. Hoje em dia, a produtora faz, em média, corridas de 10 quilómetros e já planeia repetir a maratona de São Silvestre, em Lisboa, que deverá acontecer em dezembro.