“A Vida dos Alimentos” estreia no próximo sábado às 16h15 na CNN Portugal, com versões reduzidas transmitidas na TVI e partilha no Facebook da estação. Apresentado pelo Chef Carlos Duarte Afonso, ao longo de oito episódios o programa vai explicar-nos como são produzidas algumas das frutas e legumes que mais consumimos em Portugal, de forma segura e mais sustentável do que nunca. Em entrevista, Luís Mira, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal - CAP, explica porque é que as pessoas que se preocupam com o que comem têm de ver este programa.

 

MC News: O que levou a Confederação dos Agricultores de Portugal a conduzir os espectadores pel’ “A Vida dos Alimentos”?

Luís Mira: O nosso objetivo é fazer chegar aos consumidores a nova realidade da agricultura, mostrar a grande evolução que se deu na produção dos alimentos. Os consumidores mostram grande preocupação em ter uma alimentação saudável, mas desconhecem a atual forma de produção agrícola. Isto leva a um conjunto de equívocos e à existência de informação que achámos importante transmitir. Nunca existiu tanta segurança nos alimentos e tanta sustentabilidade na sua produção, mas também, simultaneamente, nunca existiu tanta desconfiança por parte dos consumidores.

MC News: No fundo, o programa pretende esclarecer o consumidor relativamente à forma como são produzidos os alimentos e que tipo de alimentos está a consumir?

Luís Mira: É exatamente isso. As pessoas têm a ideia que hoje se faz agricultura como se fazia há 40 anos, mas não é assim. O agricultor hoje tem duas preocupações: obter um produto de qualidade que o consumidor aprecie e que seja sustentável do ponto de vista ambiental. É esta sensibilidade, este ponto de equilíbrio que hoje existe, e também a tecnologia de que os agricultores hoje dispõem – sensores, meios mecânicos e tecnológicos, rega gota a gota, o conhecimento científico sobre o controlo de pragas, como a atração de insetos através de fitas com cores,  a confusão  sexual dos insetos para controlar a sua reprodução, entre outros – que pretendemos dar a conhecer.

MC News: Já não são os métodos usados na agricultura de subsistência do passado…

Luís Mira: Não. A agricultura evoluiu muito e utiliza-se um conjunto de conhecimento e de tecnologias que não existiam há 40 anos e que tornam os alimentos bastante diferentes do que eram, em termos de segurança e também de sabor, por exemplo. À dúvida de tantas pessoas sobre os químicos, nomeadamente, mostramos que são hoje usados com grande rigor. Até existem produções com resíduos zero! É como acontece com os humanos: não é possível viver sem medicamentos para a febre, por exemplo, mas não andamos a tomá-los todos os dias. A qualidade e a preocupação sobre como se produzem os alimentos na União Europeia é enorme…  não existe este controlo noutro local do globo. E mais: a atual Política Agrícola Comum já tem uma preocupação muito grande ambiental, mas a próxima vai ter ainda mais exigências a nível de biodiversidade e quanto ao pilar dos direitos sociais. São realidades que os consumidores não conhecem.

MC News: Como vai decorrer o programa?

Luís Mira: Dando um exemplo, o primeiro programa é sobre o tomate produzido em estufas, sobre as quais muitas pessoas se opõem, apesar de também quererem comer tomate no inverno. Uma estufa é um hotel de 5 estrelas para as plantas.

MC News: Uma das vantagens das estufas é que são muito sustentáveis em termos do uso de água, não é?

Luís Mira: As estufas são o sistema mais eficiente que existe porque a água entra num circuito fechado, como mostramos no primeiro episódio: há um ciclo de rega em que a água é reaproveitada. A propósito de sustentabilidade, outro ponto para o qual queremos chamar a atenção tem a ver com a conservação. Voltando ao tomate, as pessoas colocam-no no frigorífico, o que é um erro e “A Vida dos Alimentos” explica porquê. As pessoas que se preocupam com o que comem têm de ver este programa.

MC News: Qual foi a lógica por trás da escolha deste conjunto específico de alimentos? São os mais consumidos em Portugal, são os mais tradicionais?

Luís Mira: Tentámos dar o exemplo de produtos de grande consumo que são interessantes para o consumidor como, entre outros, o tomate, o azeite, a amêndoa – um produto que está muito na moda.  E o último programa é sobre o trajeto que o produto faz do campo à prateleira do supermercado, os enormes cuidados que atualmente existem com o transporte e conservação dos alimentos.

MC News: Voltando à conservação, há ainda muito desperdício deste tipo de alimentos?

Luís Mira: Segundo dados da Comissão Europeia, 40% do desperdício é feito no consumidor. Procuramos explicar como se conserva o produto em casa e, no final do programa, damos uma proposta gastronómica.

MC News: Uma receita produzida pelo Chef Carlos Duarte Afonso?

Luís Mira: Não, apenas uma proposta porque existem muitos programas sobre culinária. Não existe é informação sobre como se produzem os alimentos e não é possível confecionar um bom prato sem bons produtos. Considerámos que o programa poderá despertar o interesse das pessoas para esta realidade.