As consequências das alterações climáticas são cada vez mais evidentes no planeta. Fenómenos climatéricos extremos como vagas de calor súbitas ou inundações de água devido a fortes chuvas mostram que temos de agir no imediato ou iremos deixar um mundo pior aos nossos descendentes.

É urgente reduzir a nossa pegada ambiental e assegurar que fazemos a nossa parte, por isso deixamos aqui seis passos que vão ajudar justamente a reduzir o nosso impacto no ambiente.

  1. Procurar reduzir o consumo de carne, especialmente vermelha

A criação intensiva de gado, em especial bovino, está a gerar fortes emissões de gases de estufa. A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas tem vindo a alertar para o problema.

Não se trata de nos tornarmos todos vegetarianos e depois termos de discutir a cultura intensiva de vegetais, mas é um alerta de que é necessário reduzir o consumo de carne vermelha (um ou dois dias por semana seria suficiente) e só com isso já seria fundamental para a redução de gases.

  1. Optar por frutas da época e produtos locais

O transporte associado à distribuição é uma fonte importante de emissão de gases poluentes. Uma forma de se poder contribuir para a redução passa por escolher produtos da época (não obriga a produção intensiva fora de época) e sempre que possível de produtores locais (o que fará com que a distribuição tenha menor impacto).

  1. Apostar na economia circular e comprar em segunda mão

Brinquedos, eletrónica de consumo, roupa e até material de decoração ou móveis em segunda mão podem auxiliar a reduzir a pegada ambiental. Isto porque ao estendermos a vida útil de cada produto estaremos a evitar que seja produzido um produto novo com todo o custo de água e energia que isso implica.

  1. Escolher um meio de transporte mais sustentável se possível

Transportes públicos ou veículos elétricos e de mobilidade suave devem ser a prioridade. As longas filas de trânsito são um forte fator de emissão de gases poluentes.

  1. Reduzir o consumo de eletricidade e gás em casa

Deve-se escolher eletrodomésticos com a melhor classe energética possível. Se trabalharmos em casa devemos dar primazia a zonas com luz da rua para evitar ligar luzes. Evitar o ar condicionado ou as ventoinhas e recorrer, se possível, a uma melhor gestão da abertura e fecho de janelas. No verão, podemos baixar a temperatura do termoacumulador e no inverno devemos evitar ligar aquecedores em áreas da casa onde não esteja ninguém.

  1. Reduzir os plásticos

Levar sempre uma alcofa reutilizável para ir às compras e se possível levar pequenos sacos reutilizáveis para a fruta e legumes. Optar por água da torneira e quando esta não for do agrado podemos procurar um pequeno filtro ao invés de adquirirmos vários garrafões ao longo do ano.

Leia aqui este artigo na sua versão completa.