Muitos dirão “parece que foi ontem” e têm razão porque o tempo passa depressa e, sobretudo, porque a TVI24 nunca parou de se reinventar. Outros dirão “não pode ser” porque acompanham a estação desde o seu nascimento e têm-na na memória como se existisse desde sempre.

A história da TVI24 faz-se de programas de distintas áreas, da cultura à sociedade, da política ao desporto; faz-se de notícias sobre os principais acontecimentos que marcaram o país e o mundo e faz-se também de entrevistas, de comentário e de análise. Entre os conteúdos de maior sucesso e que, do ponto de vista das audiências, conseguiram melhores resultados destacam-se os grandes eventos desportivos que mereceram cobertura por parte da estação, designadamente o Europeu de Futebol de 2016. Mas logo no ano de estreia da TVI24, em 2009, o futebol esteve em destaque, estando o rescaldo de uma partida entre o Twente e o Sporting entre os programas mais vistos. Em terceiro lugar no ranking desse ano ficou a análise a um discurso de Cavaco Silva, então Presidente da República.

A política foi presença assídua na TVI24 ao longo destes 12 anos. Acompanharam-se diferentes ciclos políticos e lideranças, fizeram-se dezenas de emissões especiais, entrevistas, debates, comentários. O mesmo aconteceu com a economia, tema que dominou os programas mais vistos em 2011. No ano em que a Troika chegou a Portugal, “Olhos nos olhos” e o comentário de Medina Carreira foram muito procurados pelos portugueses para compreender os contornos da crise económica.

Pensando nos géneros jornalísticos, a reportagem e a entrevista foram relevantes na afirmação da estação junto do público. Se olharmos apenas para o último ano, os dois programas mais vistos na TVI24 foram, justamente, duas entrevistas: a André Ventura e a Pinto da Costa.

Do arquivo da TVI24 fazem parte formatos que nasceram para ali viver; rubricas que foram pensadas para a TVI e ganharam expressão na TVI24, como “Contas à vida” ou “Viagens à minha terra” e até programas que entretanto mudaram de nome ou, até, de estação, de que são exemplo “Governo Sombra” ou Circulatura do Quadrado”. Juntos, ajudam a contar a história de um canal que comemora o 12º aniversário com uma grelha renovada e decidido a deixar outras tantas marcas na televisão portuguesa.