A TVI24 conta, de agora em diante, com um leque de comentadores que vão partilhar com os portugueses visões distintas sobre as mais diversas áreas, contribuindo, assim, para uma opinião pública esclarecida e, não menos importante, plural.

É nesse espírito que se enquadra a chegada do socialista Sérgio Sousa Pinto e do centrista Francisco Mendes da Silva, que vão enriquecer o debate político. Junta-se Maria João Marques e Sebastião Bugalho, o mais jovem entre os comentadores, que recorda que entrou pela primeira vez nos estúdios da TVI24 com 19 anos, para uma iniciativa com Jerónimo de Sousa. Sete anos depois, continua a ver na estação a promoção desse contacto entre gerações e encara-o como serviço público: “não duvido que o seu futuro também passa por aí. E é um orgulho fazer parte dele”. Já Rogério Alves chega a Queluz de Baixo salientando a importância da televisão privada, há 28 anos, como uma oportunidade única na consolidação da democracia em Portugal. "E o nascimento da TVI24 faz parte desse percurso”, reforça o comentador.

Esta nova era de comentário na TVI24 beneficia da experiência de alguns dos jornalistas que melhor conhecem os corredores do poder. É o caso de Anabela Neves, que não esconde o entusiasmo perante este novo desafio: “só posso desejar que este novo futuro acrescente mais inovação, ousadia e pluralismo”. Filipe Santos Costa considera que, em 2009, a TVI24 aumentou a oferta, mas defende em 2021 isso não chega. “Para ter valor-acrescentado, é fundamental que essa oferta seja diferente, exigente, relevante e plural. É esse o caminho que reconheço na TVI24”, conclui.

Apresentadas as novidades, recuperam-se os rostos e os nomes a que os espetadores da TVI24 já se habituaram. Pedro Santos Guerreiro vai continuar a descodificar temas económicos e Miguel Guedes também se mantém como comentador, mas agora de atualidade no programa “O dilema”. Para ler os acontecimentos e o seu impacto na vida dos portugueses, a TVI24 conta ainda com Paulo Ferreira, Miguel Sousa Tavares e Paulo Portas. O painel fica completo com António Costa, que resume bem o posicionamento atual da TVI24, até pela parceria que existe com o ECO, jornal que dirige: “os 12 anos são também uma oportunidade de renovação, a entrada numa nova fase”. Essa caminhada começa agora.