Foi com surpresa e entusiasmo que a jornalista da TVI Conceição Queiroz recebeu a notícia de que integra a lista de jornalistas internacionais que podem vir a integrar um programa norte-americano sobre a qualidade do jornalismo. Todos os anos, o Edward R. Murrow junta mais de uma centena de profissionais, provenientes de todo o mundo, para examinar as práticas jornalísticas nos Estados Unidos. Conceição Queiroz foi escolhida e aguarda agora informações da organização acerca dos próximos passos.

Para a jornalista da TVI, esta é uma oportunidade única de aprender mais, já que “permite conhecer e ver de perto outras formas de fazer jornalismo”. Para além disso, Conceição Queiroz assume que está particularmente entusiasmada por participar na edição do Programa que é dedicada ao jornalismo de investigação.

Outro aspeto que deixa a jornalista particularmente satisfeita é a forma como surge a sua participação, já que não enviou qualquer candidatura. Na verdade, Conceição Queiroz foi contactada pela Embaixada dos EUA em Portugal que, seguindo o seu trabalho, considerou que o perfil e o percurso da jornalista, se enquadravam no espírito da iniciativa. É, nas palavras da própria, “altamente prestigiante e o reconhecimento de 26 anos de carreira”.

O Programa Murrow resulta de uma parceria público-privada inovadora entre o Departamento de Estado, o Poynter Institute for Media Studies e várias escolas de jornalismo norte-americanas.