A voz é inconfundível. Todos os dias da semana, das 7 às 11, anima as manhãs da M80 na companhia do Paulo Fernandes. E até aqui, o conhecimento é geral. O que nem todos sabem é que Vanda Miranda tem um hobby que começou de uma forma muito peculiar. Adora cozinhar e essa foi uma descoberta tardia, que nada teve a ver com sobrevivência ou obrigação familiar.

Vanda Miranda tem uma filha que sempre foi “um verdadeiro pisco para comer. Até aos 14 anos, não se animava com nada que estivesse no prato. Um dia, resolveu ir para a cozinha e começou a inventar as suas próprias refeições”. A mãe, Vanda Miranda, quis acompanhá-la e, com o tempo, começou a descobrir os prazeres da culinária.

Gosta de ter tempo – nada de pressas – para criar os seus cozinhados. Aprecia o ritual do copo de vinho nos compassos de espera. E tem prazer em receber os amigos em casa para, bem ao estilo português, os sentar à volta de uma mesa.

Se tivesse de escolher uma especialidade, Vanda Miranda demorava 1 segundo a eleger a chamada comida de conforto: “um bom chili com carne, um bom risoto. E a melhor sobremesa? “É aquele Hummm dos convidados, que diz tudo”.