O Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, recebe no próximo sábado, 28 de junho, a Meia-Final Regional Algarve das Novas 7 Maravilhas de Portugal®, uma das etapas decisivas do concurso que está a percorrer o país em busca dos patrimónios mais representativos da identidade nacional.
Em competição vão estar 21 patrimónios algarvios, distribuídos pelas sete categorias a concurso — Castelos, Religião, História, Grandes Obras, Século XX, Século XXI e Turismo. No final da emissão, os dois candidatos mais votados em cada categoria garantem presença na Final Regional do Algarve.
Transmitido em direto pela TVI, o programa é conduzido por Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira que têm como missão dar a conhecer alguns dos mais relevantes exemplos do património da região, num percurso que cruza história, arquitetura, cultura, turismo e identidade territorial.
Para Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas de Portugal®, “o Algarve é muito mais do que um destino turístico. É uma região com uma identidade própria, marcada por séculos de história e com um património extraordinariamente diverso. Esta meia-final é uma oportunidade para o país descobrir ou redescobrir essa riqueza, através dos olhos de quem aqui vive.”
Ao longo da emissão, o público vai ter um papel determinante na escolha dos patrimónios que seguem em frente na competição. A votação popular, realizada através de chamada telefónica e da aplicação TVI Pass, continua a ser um dos pilares das Novas 7 Maravilhas de Portugal®, reforçando o envolvimento das comunidades na valorização e promoção do património nacional.
Depois das meias-finais realizadas em Monção e Marvão, o concurso chega agora ao Algarve para uma emissão que promete mobilizar autarquias, instituições e populações em torno dos patrimónios que melhor representam a região.
As Meias-Finais Regionais decorrem até 12 de julho e vão eleger os patrimónios que seguem para as Finais Regionais, onde continua a corrida ao título dos que querem fazer parte das Novas 7 Maravilhas de Portugal®. Todo o processo de votação é auditado pela PwC, entidade responsável por garantir a transparência e integridade do concurso.