A menos de uma hora do arranque da operação televisiva da CNN Portugal, o ambiente é o esperado. Sente-se uma grande adrenalina e tudo o que se segue daria um filme, onde a missão de fazer bom jornalismo seria protagonista. Jornalistas frenéticos ao telefone, produtores a correr na redação, editores a confirmar detalhes com as suas equipas. Ao mesmo tempo, numa sala mais silenciosa, ainda que junto à redação, Judite Sousa revê os textos dos seus pivôs no computador. Já Nuno Santos, diretor do novo projeto de informação da Media Capital, divide-se entre tarefas: ora assiste à transmissão em direto do evento de lançamento do novo canal no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, ora vai afinando pormenores da primeira emissão com Frederico Roque de Pinho, diretor-executivo da CNN Portugal para a operação televisiva.
Cerca de 15 minutos antes das 21h00, hora marcada para a primeira emissão da CNN Portugal, Nuno Santos dirige-se, em passo apressado, para a régie. Realizadores, técnicos, elementos da direção da CNN Portugal, assim como membros da CNN Internacional, têm os olhos postos nos ecrãs – e no countdown. Judite Sousa também já está em estúdio e ensaia a “entrada” do noticiário uma última vez. À medida que o tempo corre, vai-se instalando um silêncio entre todos, apenas entrecortado por alguns suspiros e também pelas palavras de Nuno Santos: “Bora lá, malta!” Está em pé, nunca se senta. Assim permanece até ao final.
Cabe a Luís Salvador, que realiza o Jornal da CNN, fazer a contagem final, mas há outras vozes que se juntam à dele: “5, 4, 3, 2, 1… estás no ar!”. E Judite Sousa não hesita. “Temos uma entrevista em exclusivo” são as primeiras palavras que os portugueses ouvem na CNN Portugal. Depois da pressão, seguem-se os abraços entre a equipa – e os aplausos.
Site da CNN Portugal lançado no mesmo dia
O dia 22 de novembro fica na memória de todos na redação da Media Capital. Antes da primeira emissão televisiva, às 19h00 era também lançado o site da CNN Portugal. A equipa liderada por Pedro Santos Guerreiro, diretor-executivo da operação digital do projeto, não tinha mãos a medir. É preciso estar em todas as frentes.
E se a noite foi longa, o dia começou cedo. Pela manhã, vários elementos da comitiva da CNN Internacional visitaram a redação e o estúdio da CNN Portugal. Depois do espanto – os cerca de 600 metros quadrados do estúdio deixaram todos boquiabertos – seguiram-se palavras de entusiasmo e confiança. “A CNN Portugal é mais um momento da história da CNN”, afirmou Mike McCarthy, vice-presidente executivo e diretor geral da CNN Internacional. “Vamos dar-vos todo o nosso apoio para garantirmos que seja um sucesso.” Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Grupo Media Capital, também se juntou à visita, que terminou com uma fotografia de grupo, em clima de grande animação.