Faltavam poucos minutos para as 21h00 quando o presidente da Media Capital, Mário Ferreira, e Rani Raad, presidente da divisão comercial da CNN, subiram ao palco montado no Mosteiro dos Jerónimos para, juntos, carregarem no botão que marcou, ainda que de forma simbólica, o arranque da emissão da CNN Portugal.

A partir dos Claustros do Mosteiro, perto de 400 convidados, dos mais diversos quadrantes da sociedade, assistiram ao momento zero da CNN Portugal, com Judite Sousa.

Numa breve intervenção feita ao lado de Mário Ferreira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o novo projeto e o contributo para a pluralidade de informação em Portugal. Ideias partilhadas pelo presidente do Conselho de Administração da Media Capital, que garantiu que “a CNN vai contribuir para uma comunicação social forte, livre, independente, rigorosa e exigente”. À MC News, Mário Ferreira sublinhou que “a CNN vai marcar a atualidade, vai marcar a agenda portuguesa”.

Já Rani Raad, rendido aos encantos do Mosteiro dos Jerónimos, enalteceu a grandiosa História de Portugal e os feitos de Vasco da Gama na descoberta de novos mundos, numa comparação com o pioneirismo da CNN, ao ser “a primeira estação com notícias 24 horas” e “a criar novas formas de ver o mundo”.

O jornalista Richard Quest também marcou presença no evento. À MC News, Quest lembrou que Portugal vai beneficiar “de toda a experiência da CNN, dos erros que cometeu e das melhorias que fez” ao longo dos anos. “Isto não se trata de uma companhia americana que vem para Portugal para dizer como se faz. Portugal tem uma democracia próspera, uma imprensa livre e forte e sabe exatamente o que está a fazer. O que vão fazer é pegar na CNN e dar-lhe um ‘twist’ à portuguesa”, acrescentou um dos nomes mais conhecidos da CNN.

Do leque de personalidades que também marcaram presença no evento da passada segunda-feira, destacam-se o Primeiro-Ministro, o Ministro da Economia e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Pela passadeira vermelha que dava acesso ao evento passaram atores e atrizes da TVI, parceiros empresariais da Media Capital e individualidades de vários quadrantes da sociedade, que puderam assistir de perto ao início de uma nova era do jornalismo em Portugal, com a assinatura CNN.

Percorra a galeria de imagens do evento, que contou com uma atuação da fadista Ana Moura.