Está ou vai de viagem? Imprevistos acontecem e em viagens longas a probabilidade de algo não correr como esperado é elevada. Então temos aqui cinco coisas que deve assegurar que leva no carro. Chamamos-lhe os nossos “packs” de viagem.
Pack anti-furo
Antes de partir em viagem deve verificar a pressão e estado dos pneus. Pode fazê-lo numa oficina, estação de serviço ou posto de abastecimento. Mas o que fazer quando fura um pneu? Verifique se tem pneu suplente e se o mesmo está em bom estado. No caso de ter porcas de segurança na jante, convém verificar se possui a chave para as mesmas, caso necessite desapertar o pneu. No caso do seu carro não ter pneu suplente ou ter um spray anti-furo, verifique a validade do mesmo. Não vai querer descobrir que perdeu o prazo o ano passado…
Pack medical kit
Imagine justamente que na situação acima, ao mudar um pneu, por exemplo, deixa cair a chave das rodas em cima de um pé. Ou em qualquer outra situação se de repente faz uma ferida num dedo. Pode passar meses ou anos sem utilizar um kit médico, mas é altamente aconselhável que ande sempre com um no carro. Uma pomada para feridas, desinfetante, pensos, compressas ou gaze, tesoura, pinça e um pequeno manual de primeiros socorros, podem ser fundamentais para ultrapassar pequenas emergências.
Pack limpeza
Não precisa levar o spray limpa vidros de casa, mas também cuidado se contar apenas com a paragem na área de serviço para mandar uma mangueirada de água para o vidro… E se for circular em estradas nacionais com alguma poeira e sem áreas de serviço pelos arredores? Antes de sair de viagem deve verificar se tem água nos limpa para-brisas, mas há mais que pode fazer. Nas lojas especializadas já existem produtos que retiram sujidade sem necessidade de água. Podem ser particularmente úteis quando tem o vidro muito sujo e não quer desgastar as escovas. Leve também consigo alguns toalhetes de limpeza para o tablier e alguns panos mais velhos que possa utilizar se necessitar.
Pack manutenção rápida
Uma viagem maior aconselha a uma visita de manutenção preventiva a uma oficina. Mas, nos carros a combustão, pode tratar das verificações básicas: nível de óleo, água do radiador, estado dos pneus. E ainda assim, o que pode levar para o ajudar na viagem? Invista em alguns itens que podem ser verdadeiramente úteis. Se o seu carro consome com regularidade óleo (e isso não é necessariamente uma coisa má) leve uma pequena embalagem que pode adicionar se necessário. Em alguns locais mais quentes, não é má ideia munir-se de uma garrafa com água para o radiador, se necessário, não terá de utilizar a água que leva para refrescar-se. Para os pneus invista num pequeno compressor de ar que liga ao isqueiro do carro e pode repor rapidamente a pressão.
Pack contactos
Tem tudo no seu telemóvel, certo? E se a viagem por acaso demora um pouco mais e a bateria do telefone segue percurso inverso e dura menos? Pode utilizar o telefone de outro passageiro ou até parar em algum lado, mas… os “seus” contactos estão no telefone sem carga. Quando temos programado uma viagem maior (como se faz as vezes no verão) uma alternativa – que na verdade serve para qualquer altura do ano – passa por ter uma pequena folha com alguns contactos úteis. Nessa folha, pode, por exemplo ter números rápidos para ligar ao seu mecânico de confiança, alguns contactos do destino, mas também de algumas pessoas de sua confiança (irmãos, pais, etc). Mas pense também de forma positiva e junte números de alguns restaurantes ou locais do seu destino. Quem sabe se um atraso maior não merece uma chamada.
Para além dos nossos packs especiais de viagem não se esqueça que, para além dos documentos (registo de propriedade/livrete, comprovativo seguro e comprovativo de inspeção periódica) é obrigatório ter no carro um colete e triângulo refletor. Ambos devem ser utilizados se necessitar parar o carro na via. E já agora, apesar de não ser obrigatório em veículos ligeiros de passageiros, se puder, compre um pequeno extintor. Nunca se sabe…
Por Paulo Passarinho (Coordenador Editorial – AWAY Magazine)