É um projeto conjunto das Direções de Informação e de Entretenimento e Ficção da TVI que entenderam que havia espaço, na televisão portuguesa, para um programa que juntasse os dois universos. Assim nasceu ”Esta manhã”, que vai ser emitido de segunda a sexta feira, entre as 7 e as 10 da manhã. E a estreia acontece já no dia 1 de fevereiro.

Cristina Ferreira, Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI, aponta aquela que é a principal missão do novo programa: “acordar os telespetadores, com a atualidade alinhada com o entretenimento”. Já Anselmo Crespo, Diretor de Informação, garante que “as manhãs dos portugueses vão começar com  boa energia”. E acrescenta que “Esta manhã” é um programa que permite enaltecer a personalidade nacional, num formato que faz sucesso lá fora.

Os apresentadores Nuno Eiró e Iva Domingues e os jornalistas Sara Sousa Pinto, Pedro Carvalhas e Susana Pinto são os protagonistas do novo programa da TVI, que antecede “Dois às 10” e que inaugura, em Portugal, o formato morning show, tão popular em países como os Estados Unidos ou a Austrália.

O estúdio do ”Esta manhã” tem diferentes sets e conta com várias rubricas e entrevistas. A cada hora é feita uma atualização do trânsito, em parceria com a Rádio Comercial e é fornecida informação meteorológica. Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto são os anfitriões, num programa em que Pedro Carvalhas tem a seu cargo a atualidade e Iva Domingues a esfera internacional, com uma tertúlia e com um olhar sobre as redes sociais. De Susana Pinto espera-se que, correndo o país, leve para estúdio as vozes, os sabores, os cheiros e as cores da nossa cultura.