A partir de 1 de maio, sou correspondente da TVI nos Estados Unidos. O Diretor de Informação, Anselmo Crespo, fez-me um convite muito bom e uma proposta intrigante, com um percurso novo para palmilhar”. A revelação é feita na primeira pessoa por Luís Costa Ribas, jornalista e um dos correspondentes mais conhecidos do público português.

A trabalhar a partir de Washington desde 1984, Luís Costa Ribas tem mais tempo de vida nos Estados Unidos da América do que em Portugal.  Já viajou por mais de 50 países, conhece 230 cidades em todo o mundo, onde fez a cobertura noticiosa de guerras, terramotos, de acontecimentos relacionados com economia, política, assuntos internacionais, acompanhou eleições em 3 continentes. Esteve à conversa com personalidades mundiais tão distintas como Salman Rushdie, Sylvester Stallone, Bill Clinton, Jonas Savimbi e José Ramos-Horta.

Dentro de dias, o jornalista abraça um novo desafio e espera contribuir para o reforço qualitativo da informação internacional da TVI. “Colocarei na mesa tudo o que, nas últimas décadas, me foi dada a oportunidade de aprender nos quatro cantos do Mundo”, garante Luís Costa Ribas. A promessa que faz aos espetadores não é muito distinta daquela que deixa à nova equipa: empenho, lealdade, profissionalismo e entusiasmo.

“Com alguns velhos amigos e muitos novos colegas, temos pela frente objetivos claros de uma informação popular, mas não sensacionalista. Mãos à obra, que o futuro é impaciente”, conclui Luís Costa Ribas.