É já hoje que estaciona, em Braga, a caravana que quer levar o cinema nacional de norte a sul de Portugal, passando por 27 cidades nos 18 distritos do país. Sala de cinema móvel, CINE-CARAVANA propõe a exibição de um filme diferente em cada cidade. À iniciativa junta-se a Rádio Comercial como o parceiro de media deste projeto com dimensão nacional, vocacionado para levar a cultura pelo país adentro. CINE-CARAVANA conta ainda com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, do Ministério da Cultura e dos CTT.

Manuel Simões de Almeida, Diretor de Marketing do Grupo Media Capital, está convicto de que, “numa altura em que está suspensa grande parte dos eventos culturais que a Rádio Comercial sempre apoiou”, esta iniciativa “surge como excelente oportunidade de dar continuidade à nossa estratégia de apoio à cultura e de fortalecer a proximidade com os nossos ouvintes, o que sempre esteve no nosso ADN”.

CINE-CARAVANA, que transporta um ecrã insuflável de cinco metros, projetor e sistema de som, ficará estacionada nos espaços onde se fará cada projeção. Já a banda sonora dos recintos está a cargo da Rádio Comercial, que irá acompanhar toda a iniciativa e promover a oferta de bilhetes em antena. O objetivo é a criação de plateias “pop up”, entre 50 e 200 pessoas sentadas, sem prescindir das condições de segurança ainda necessárias em contexto de pandemia.

No que respeita ao cartaz, há filmes para todos os gostos e de várias décadas. “O Pai Tirano”, de António Lopes Ribeiro, “Os Gatos não têm Vertigens”, de António-Pedro Vasconcelos ou até o recém-estreado “Bem Bom”, de Patrícia Sequeira, vão conhecer novas salas, agora ao ar livre.

Beatriz Costa e Vasco Santana são alguns dos protagonistas do cinema nacional que se apresenta nas praças e jardins do país, até 15 de setembro. O calendário de sessões pode ser consultado nas redes sociais da CINE-CARAVANA e dos CTT e ainda no site dos CTT, em ctt.pt.