Apesar de nem todos os músicos populares subirem aos grandes palcos ou captarem a atenção das televisões, a verdade é que muitos deles são responsáveis por animar os bailaricos que fazem parte das memórias de verão dos portugueses. Descobrir a história destes artistas foi o mote para criar a rubrica “A Festa Não Pode Parar”, que pode ser acompanhada no J8, todas as quintas-feiras, durante o mês de agosto. E porque não há verão sem petiscos, a rubrica “Mesa Nacional” também está de regresso à Informação da TVI ao longo do próximo mês.

Francisco David Ferreira é o repórter à frente da nova rubrica do J8, “A Festa Não Pode Parar”. O objetivo era, segundo o jornalista, “descobrir novas figuras da música popular, alguns deles músicos quase amadores, mas que vivem a música com uma paixão contagiante”. “Conseguimos reunir um conjunto de artistas que podem não ser os mais conhecidos do grande público, mas que vivem para nos fazer dançar nas festas e bailes. Sem palcos na pandemia, vamos nós dar-lhes o palco na TVI.”

Já o repórter Paulo Salvador volta ao J8 com “Mesa Nacional”. Esta é a sétima edição da rubrica que se tornou na série de gastronomia com maior audiência acumulada da história da televisão portuguesa. Este ano, só no continente, Paulo Salvador e a sua equipa viajaram cerca de 4000 km. Regressaram ainda à Madeira e aos Açores para revelar os mais surpreendentes locais, pessoas e pratos nacionais. “A primeira emissão vai ser uma enorme surpresa para, acredito, 99% dos portugueses”, afiança o jornalista. “Apenas um conselho: não veja a ‘Mesa Nacional’ de estômago vazio.”

Num ano particularmente difícil para a restauração, “Mesa Nacional” continua a descobrir “verdadeiros tesouros gastronómicos que sobrevivem a crises e pandemias”.

“Mesa Nacional”, que soma 17 programas, estreia a 2 de agosto e é emitido de segunda a sexta-feira, no J8.