Sendo a TVI um canal generalista com grande amplitude de géneros televisivos, o Relatório de Sustentabilidade 2020 do Grupo Media Capital destaca a aposta consistente do canal no desenvolvimento de produtos criados e produzidos em Portugal, quer ao nível do entretenimento quer da ficção. A análise levada a cabo conclui ainda que a TVI apresenta uma grelha de programação diversificada e transversal a todos os públicos. A caracterização aponta também a TVI como uma marca sólida no mercado português, cujo dinamismo se reflete na integração dos conteúdos televisivos nos meios digitais e nas redes sociais.

Com cerca de 4,7 milhões de portugueses impactados todos os dias pelos canais TVI, a estação de Queluz de Baixo privilegia o contacto e a proximidade com os espetadores. Programas como “Dia de Cristina”, “Conta-me”, “Em Família” ou “Portugal na TVI” refletem exatamente essa preocupação do canal. Transmitir mensagens e informações que contribuam para uma sociedade mais justa, plural e inclusiva traduz-se também no modo como a TVI inclui, na programação diária, temáticas relevantes para a sociedade, tais como os direitos humanos, a igualdade e a transparência. 

Consciente da sua responsabilidade social, a TVI tem vindo a promover iniciativas e parcerias com vista a apoiar a cultura, a educação e o bem-estar da comunidade. Por exemplo, em 2020, a TVI dedicou duas emissões especiais à campanha “Todos por Todos” para apoiar a comunidade artística afetada pela pandemia de Covid-19. 

No que respeita ao cumprimento do protocolo de serviço público, assinado pela TVI e pelo governo português, a estação de Queluz de Baixo continua o seu desempenho com a aposta na transmissão de adaptações de ficção literária portuguesa e de programas culturais dedicados a minorias. A utilização de língua gestual e legendagem para os deficientes auditivos também é contemplada em vários programas.

À semelhança da semana passada e até ao final de julho, a MC News vai continuar a apresentar, semanalmente, os principais destaques do Relatório de Sustentabilidade 2020.