Cada vez mais está na ordem do dia a necessidade de pouparmos dinheiro face à crescente crise de inflação mundial. Mas como poupar dinheiro e ao mesmo tempo ter um comportamento que permita aliviar o consumo de recursos fundamentais para a preservação do planeta?

A falta de água, em particular no verão, o aumento do custo de vida com o preço do gás e da eletricidade em destaque são de facto uma preocupação.

Deixamos aqui cinco simples dicas que podem permitir poupar no nosso dia e ao mesmo tempo reduzir a pegada ambiental, com um comportamento mais ecológico e sustentável.

  1. Andar mais a pé, de bicicleta ou transportes públicos para as compras diárias.

Se passa muito tempo a fazer contas ao combustível se calhar está na hora de procurar o supermercado mais perto de casa e ver se consegue passar a ir as compras de bicicleta ou a pé. Para a sua saúde é uma decisão fantástica, para a sua carteira pode ser uma decisão interessante e para o planeta é uma opção cada vez mais óbvia.

Para além disso e pegando no exemplo do supermercado. Se for a pé ou de bicicleta, como não tem o espaço da bagageira do carro, não terá tendência para comprar coisas por instinto trazendo apenas o que realmente necessita.

O mesmo se aplica aos transportes públicos. Ninguém quer vir com duas ou três alcofas na mão.

  1. Verificar lâmpadas e ligações elétricas em casa

Quando ler este artigo, sente-se na sua sala e olhe à volta. Quantos equipamentos tem ligados à corrente em “stand by” que não está a utilizar? Se está num serviço de streaming necessita mesmo da box da operadora ligada? Se está a jogar um jogo online para que necessita de ter outras coisas ligadas? E aquele hábito de deixar a televisão ligada e estar ao PC?

O mesmo se aplica a lâmpadas. Pense nas vezes que liga e desliga cada interruptor. Programe melhor formas de ter persianas ou estores abertos durante o maior tempo possível e aproveite a luz natural.

  1. Tome banhos mais curtos e com água menos quente

É uma questão de hábito. Tome válida esta expressão. Experimente todos os dias ir reduzindo um minuto ou dois o tempo que passa no duche e evite o mais possível banhos de imersão. Quando abre a água tente ir reduzindo progressivamente a temperatura. Irá gastar menos gás e menos água (porque demora menos a aquecer). Vai ver que ao fim de algum tempo terá reflexos nas contas.

  1. Vá as compras após as refeições

Experimente este exercício. Almoce às 13 horas e depois sem comer nada vá as compras imediatamente antes de jantar. Vai ver que chega a casa e tem um carro cheio. Sabe porquê? Porque foi cheio de fome e comprou bem mais do que na verdade precisava.

Agora faça o exercício contrário ou até escolha aqueles dias em que até se sente “mais inchado” de tanto comer. Essa compra no supermercado irá ser bem mais leve e poupa dinheiro.

  1. Guarde 3 euros por dia

Podíamos dizer para deixar de fumar, para beber água ao invés de álcool às refeições, para escolher uma estrada nacional ao invés de auto-estrada com portagem, para beber menos café. Podíamos, mas não, vamos antes deixar apenas o conselho: poupe 3 euros e guarde-os diariamente num pote ou jarro em casa.

Se aplicar o método da poupança dos 3 euros diariamente irá chegar ao final do ano com um pouco mais de 1000 euros. Que tal lhe parece?

Pode fazer toda a diferença para fazer face a um gasto inesperado ou pode ser aquele dinheiro que irá aproveitar para uma pequena escapadinha em família.

E bastam 3 euros todos os dias…