“Diz-se que bom filho à casa torna. Estou muito feliz”. É desta forma que Hugo de Sousa comenta o seu regresso à Plural, a casa onde deu os primeiros passos e onde contribuiu, entre 1997 e 2017, para o sucesso da ficção nacional. Passou 9 anos atrás das câmaras, como Realizador e Diretor de Projeto da série juvenil “Morangos com Açúcar”, mas na verdade esteve envolvido em vários outros projetos vencedores que nasceram na Media Capital. “O Beijo do Escorpião”, “Santa Bárbara” e “Ouro Verde” são apenas alguns exemplos.

Hugo de Sousa fala do seu percurso com orgulho: “já tive vários pontos altos ao longo da minha carreira e um deles, foi sem dúvida, trazer o Emmy para Portugal com a telenovela «Meu Amor», em 2010”. Passados 8 anos, Portugal voltou a vencer um International Emmy Award com “Ouro Verde”, projeto que também dirigiu.

Em 2018, Hugo de Sousa comunicou à família que iria viajar durante 3 anos. Ficou na Globo três anos e meio. Queria ganhar o máximo de conhecimento e formar uma visão mais generalizada dos conteúdos e dos diferentes formatos de ficção, mas sabia que, na altura certa, regressaria a Portugal. E o convite chegou: Hugo de Sousa é o novo Diretor Artístico da Plural.

Vai trabalhar diretamente com Gabriela Sobral, com quem assume que se identifica e que o leva a acreditar que “como dupla podemos reorganizar a estrutura artística e olhar para as novelas de outra forma. E olhar para outros formatos: temos condições para não ficar atrás das séries internacionais”. Já a Diretora de Conteúdos e Produção da Plural sublinha o que os une: “temos os dois o mesmo entendimento sobre processos e narrativas, uma cumplicidade profissional com vários anos e a mesma paixão por conteúdos de ficção. Desejo ao Hugo o maior sucesso e as maiores felicidades neste novo cargo”, remata Gabriela Sobral.