O trabalho da EPC (Empresa Portuguesa de Cenários) esteve em destaque na Cabalgata de los Reyes Magos, em Madrid, um tradicional desfile que se realiza no dia 5 de janeiro, com milhares de pessoas a assistir ao percurso que se estende por cerca de 3 quilómetros. Foi na EPC que se produziram os três carros alegóricos que transportaram cada um dos protagonistas da noite, os Reis Magos, bem como um grande telescópio para estudar a estrela do Oriente, que os guia.

“Foi a primeira vez que fizemos carros alegóricos”, confessa Rui Santos, técnico operacional da EPC. A esse estímulo, somou-se “um prazo desafiante de três semanas” para realizar estes veículos que atingiram os “16 metros de comprimento, quase 5 metros de altura e 3,5 metros de largura”.

Os carros foram realizados numa “estrutura metálica revestida de contraplacado depois pintada, decorada e iluminada”. No caso dos carros dos Reis Magos destacavam-se ainda os gigantes “tubos de cartão para dar o efeito pretendido de papiros e pergaminhos”.

Não sendo a estreia na capital espanhola, para onde a EPC já produziu cenários “para programas de televisão”, Rui Santos sublinha o “orgulho” por um trabalho que marca o início da comemoração de uma data essencial nas celebrações natalícias em Espanha: é no dia 6 de janeiro que são trocados os presentes, segundo a tradição deixados pelos reis Melchior, Gaspar e Baltazar.