Para quem tem o hábito de aproveitar as férias de verão para fazer programas culturais, está na hora de colocar na agenda uma visita à vila de Porto de Mós, no distrito de Leiria. É aqui que vamos encontrar um dos mais bonitos castelos de Portugal, com cinco torres pentagonais que não deixam ninguém indiferente.

Com influências arquitetónicas que vão do medieval ao renascentista, o Castelo de Porto de Mós oferece-nos uma visão da evolução histórica e cultural do país. Embora a estrutura atual tenha começado a ganhar forma durante a ocupação muçulmana da Península Ibérica, a sua história remonta à época romana e pré-romana.

Conquistado pelos cristãos em 1148 por D. Afonso Henriques, tornou-se uma peça importante na defesa do território. No entanto, com a progressiva perda de importância militar ao longo dos séculos XVII e XVIII, foi sendo abandonado e acabou por cair em ruínas.

Só no início do século XX, altura em que foi classificado Monumento Nacional, foi alvo de várias campanhas de restauro e, atualmente, apresenta-nos uma arquitetura única, com uma mistura de estilos gótico, manuelino e renascentista, que se pode testemunhar numa das várias visitas guiadas, onde se aprende um pouco mais sobre a sua história.

O castelo tem uma programação própria, com exposições, concertos e teatro, e é a desculpa perfeita para conhecer melhor esta região do país. E quem sabe, aproveitar o resto do dia para apreciar a paisagem no novo Miradouro de Chão de Pias.