A Media Capital associou-se ao Movimento Unidos contra o Desperdício, aproveitando a sua projeção junto dos espetadores para sensibilizar o público para esta temática. Todos os anos um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados, ao mesmo tempo que mais de 600 milhões de pessoas passam fome. E a pandemia provocada pela covid-19 veio agravar esta realidade.

“Poder contar com o envolvimento e apoio do Grupo Media Capital, que tanta influência tem junto dos nossos cidadãos, é para nós um enorme privilégio, bem como uma grande ajuda neste que é um desafio ambicioso”, confessa Francisco Mello e Castro, Coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, que marcou presença esta quarta-feira no programa “Esta Manhã”, da TVI.

O Chef Kiko é um dos embaixadores do Movimento Unidos Contra o Desperdício e vai estar, esta quinta-feira, no “Cristina ComVida” para dar dicas de como cada português pode contribuir para travar o desperdício alimentar. Segundo os dados mais recentes, um português desperdiça perto de 97kg de alimentos por ano.

O Movimento Unidos Contra o Desperdício foi criado em setembro de 2020, com o objetivo de lutar contra o desperdício alimentar e consciencializar os portugueses para a necessidade de aproveitar os recursos.

“O desperdício alimentar é uma irracionalidade do ponto de vista económico, ambiental e social. Quando 690 milhões de pessoas em todo o mundo continuam a passar fome, torna-se ainda mais urgente acabar com este problema. E para que isso aconteça é determinante que exista uma união real e efetiva entre todos os portugueses”, afirma Francisco Mello e Castro.

O Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar foi assinalado, pela primeira vez, a 29 de setembro de 2020. Este ano, a data é sinalizada com o apoio da Media Capital.