“Rui Santos em campo” é o nome do programa que marca a estreia do experiente jornalista e comentador desportivo na antena da CNN Portugal. A partir de 6 de dezembro, e todas as segundas-feiras à noite, Rui Santos vai oferecer ao público uma análise detalhada, rigorosa e independente de tudo o que acontece no mundo do futebol. Rui Santos marcará também presença nas plataformas digitais da CNN Portugal com um podcast que o público poderá acompanhar a qualquer hora e onde quer que esteja. Em entrevista à MC NEWS, o profissional fala sobre o novo projeto e as suas expetativas.

MC NEWS: “Rui Santos em Campo” é o seu programa de estreia na CNN Portugal. O que distingue este projeto?

Rui Santos: É um programa de autor, com opinião pura e dura, com factos e protagonistas. Creio que as pessoas me reconhecem como alguém que quer o bem do futebol e luta por boas práticas, à margem de clubismos e de “comentadores” próximos ou capturados pelas posições oficiais dos clubes e dos seus aparelhos de comunicação. Vou continuar a bater-me por algumas das bandeiras que me são queridas, como a defesa da integridade das competições, a transparência, a coexistência institucional, a não violência no desporto, modelos de gestão mais equilibrados, mas saberei elogiar e criticar. Não serei nem persecutório nem enveredarei pelo elogio fácil. Há toda uma cultura a esse nível que importa restaurar e estou empenhado nisso.

MC NEWS: Como acha que o concretizará?

Rui Santos: Sempre com humildade, mas com enorme determinação. Quero introduzir algumas nuances em relação a outros formatos que já criei e estarei sempre disposto a dar voz a quem estiver disponível para esclarecer ou apresentar as suas defesas, em momentos mais ou menos críticos. Tentaremos deixar a nossa marca, num projeto inclusivo, ao qual pretendo que as pessoas a trabalhar mais perto de mim se sintam integradas e com vontade de somar. Tenho-me batido por transformações estruturais e de mentalidade no futebol em Portugal e chegou o momento de ver resultados práticos. Vou entrar em campo sobretudo com a certeza de que tenho uma “massa associativa” comigo, interessada em ver consagrado o jogo pelo jogo, através da meritocracia e não através de jogadas e manipulações de bastidores.

“Tenho-me batido por transformações estruturais e de mentalidade no futebol em Portugal e chegou o momento de ver resultados práticos.”

MC NEWS: Quando a sua contratação pela CNN Portugal se tornou pública, disse que gostava de “ser desafiado”. O que significa este desafio para si?

Rui Santos: Este desafio põe-me à prova e quero corresponder. Com os pés bem assentes no chão. Sei o que é trabalhar em televisão, sei as dificuldades, as emoções que se geram em alta e em baixa, e vim para este projeto porque acredito nas lideranças e naquilo que me propuseram. Não vejo este desafio como uma corrida de 100 metros; vejo-o como uma maratona em que precisamos de ter fôlego sem nunca perder o discernimento. Não me deslumbro nem vou ao tapete, facilmente. Acredito em mim e nas pessoas que me rodeiam.

MC NEWS: Uma vez que a CNN Portugal está a acelerar o processo de transformação do jornalismo no nosso País, acredita que isso também terá implicações no modo como se analisa e comenta o fenómeno desportivo?

Rui Santos: A comunicação mudou muito nos últimos anos. Temos todos de perceber isso. Temos de compreender as exigências e criar um processo contínuo de reinvenção. 

MC NEWS: A CNN Portugal é uma marca com impressão na televisão e também no digital. A sua presença também vai ser multiplataforma. O que o público pode esperar?

Rui Santos: De mim, o público pode esperar frontalidade e coragem, abordar os assuntos com elevação, acima de alinhamentos clubísticos. Continuarei a ter provavelmente máquinas de propaganda contra mim, mas em relação a isso contarei com a inteligência do público que tem hoje mais certezas de que há muita gente a aproveitar-se do futebol e não quererá pactuar com isso.

MC NEWS: Acredita que a verdade prevalece sempre…

Rui Santos: Sem querer ser lírico nem romântico, acredito num futebol justo e disputado com desportivismo dentro das 4 linhas. Acredito num futebol regulado, tendencialmente com gente acima de qualquer suspeita. Temos de vencer, primeiro, a pandemia, mas depois acredito que pode ser possível ir aos estádios em segurança, ver futebol limpo e começar a acreditar nele e nos seus protagonistas. Estamos a viver uma fase de transição e é nela que entro em campo com vontade de somar. Vamos lá encher o estádio - e o estúdio - com o “Rui Santos em campo”. Vamos!