A MCNews esteve à conversa com Rita Rodrigues, uma colaboradora do Grupo Media Capital que faz voluntariado em São Tomé e nos revelou alguns dos detalhes da sua experiência.

MC NEWS: Esta não foi a sua primeira vez a fazer voluntariado em São Tomé, como começou este caminho no voluntariado?

RITA RODRIGUES: Sempre tive interesse em fazer voluntariado fora de Portugal (desde criança que sonhava com isso), desejo esse que aumentou depois de me envolver em algumas campanhas solidárias por cá. No entanto, queria garantir que, ao prosseguir, o fazia com uma associação cujos valores se alinhassem com os meus e se preocupasse efetivamente em prestar um apoio diferenciado, com valor e principalmente com Amor.

Um dia, por mero acaso, cruzei-me com a página da Amwêlê no Instagram e depois de explorar os registos das missões que já tinham acontecido, soube de imediato que tinha de fazer parte de uma aventura semelhante. Candidatei-me à missão aberta naquele momento, fui selecionada e assim começou este caminho. Senti que aquele era o meu lugar.

MC NEWS: Quanto tempo ficou em São Tomé

RR: Em ambas as missões ficámos 1 semana na zona sul da ilha de S. Tomé. Ainda assim, para quem dispuser de mais tempo é possível ficar 2 semanas.

MC NEWS: Conseguia-nos resumir como foram os seus dias em São Tomé?

RR: Em S. Tomé os dias nunca são iguais... e as próprias missões também não. Cada missão é planeada antecipadamente (alguns meses antes) de modo que os dias sejam dedicados e focados nas necessidades específicas de cada momento.

Na minha primeira missão o foco foi o de distribuir material escolar e vestuário nas várias escolas primárias, pelo que cada dia foi dedicado à visita de uma escola e respetiva entrega de bens. Nesta missão conseguimos garantir que cerca de 300 crianças tivessem o material escolar básico para aquele ano.

Já na 2ª missão, e dado que as necessidades de material escolar estavam relativamente asseguradas, o objetivo foi distribuir kits de higiene, roupa e calçado. Além disso, foi também o de passar tempo de qualidade com as crianças, promovendo atividades lúdicas e educativas. Aqui também passámos cerca de 1 dia por escola, e para além de atividades de dança e expressão plástica, promovemos dinâmicas em grupo, como preparar e confecionar uma refeição em grupo.

Em todas as missões, o foco principal é dar às crianças a atenção, carinho e dedicação que normalmente, e por força das circunstâncias e estilo de vida, elas não têm.

Amwêlê significa amor, e esse é o meu principal objetivo, dar muito amor aquelas crianças.

MC NEWS: Estes momentos fazem certamente diferença na vida das muitas pessoas que ajuda, mas que diferença fazem na sua?

RR: Na minha vida fazem toda a diferença. Costumo dizer que todas as pessoas deviam de passar por uma experiência destas, pelo menos uma vez na vida. É transformador.

Pessoalmente, sempre que venho de uma missão venho com a certeza de que trago muito mais do que deixo lá.

Tenho noção do impacto positivo e da diferença que fazemos na vida destas crianças, mas o impacto a nível pessoal e a forma como encaro a vida e os desafios que esta normalmente traz também é de registar, dado que depois de nos envolvermos em dinâmicas deste género colocamos as nossas vivências numa perspetiva diferente. A maioria das vezes, as primeiras semanas após o regresso são difíceis, pois o sentimento que perdura é sempre o de que, com mais tempo, poderíamos fazer muito mais.

Venho sempre de São Tomé com o sentimento de que deixei lá uma parte de mim.

Para além disto, ao longo destas aventuras tive também a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, com valores semelhantes aos meus, que tornaram o percurso muito mais prazeroso e significativo. Amizades que hoje em dia considero como família.

MC NEWS: Se alguém que nos lê quisesse fazer também voluntariado, como se podia inscrever?

RR: Basta enviar um email, juntamente com o currículo, para geral@amwele.com, ou então falar diretamente comigo. Quero só aproveitar este momento para agradecer a todos os colegas do Grupo Media Capital que me ajudaram a angariar imenso material para eu levar para as crianças de STP. A vossa ajuda fez muita diferença. Obrigada de coração.

Está assim apresentada mais uma faceta de um colaborador do grupo Media Capital. Fique a conhecer a Amwêlê