Luís Costa Ribas é o correspondente da CNN Portugal nos Estados Unidos da América, enquanto Pedro Moreira assume o lugar de correspondente em Bruxelas, com uma visão da Europa, e Filipe Santos Costa fica sediado em Tóquio, com atenções na Ásia. O novo projeto de informação, que tem arranque marcado para 22 de novembro, conta ainda com reforços no Brasil e em cerca de 10 cidades estratégicas em todo o mundo, como é o caso de Luanda, em Angola; Madrid, em Espanha; Paris, em França; Londres, no Reino Unido; Roma, em Itália; Toronto, no Canadá; Sidney, na Austrália; Kuala Lumpur, na Malásia; e Miami, nos EUA.

“O nosso foco é Portugal, mas o mundo está cada vez mais pequeno. Estes jornalistas funcionam como a nossa guarda avançada. Muitos estão em cidades ou regiões onde temos grandes comunidades de cidadãos nacionais e consideramos esse facto relevante”, destaca Nuno Santos, diretor da CNN Portugal. “Sublinho que muitos deles, mesmo os que trabalham nos seus mercados, concorreram ao nosso casting, o que revela a força da marca CNN.” 

Todos os correspondentes internacionais da CNN Portugal têm o português como língua-mãe e possuem formação como jornalistas. Em alguns casos são profissionais que apresentam um currículo que atesta uma experiência profissional considerável, em linha com os objetivos de um projeto de informação à escala global.

A identificação das grandes comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, como acontece em Luanda, Paris, Londres ou Toronto, tem sido um fator determinante na escolha das cidades onde a direção da CNN Portugal quer ter a sua rede de jornalistas. O correspondente em Angola também terá a missão de assegurar a cobertura jornalística dos países africanos de língua oficial portuguesa.

O acesso ao trabalho da rede mundial de correspondentes e enviados da CNN é outra das mais-valias deste ambicioso projeto de informação.