Um ano depois de chegar à TVI, a jornalista Sara Pinto é um dos principais rostos da informação da estação. Um percurso que começou no Jornal da Uma, que nove meses depois passou para o Jornal da 8 e que agora leva Sara Pinto a ser uma das protagonistas da cobertura informativa da TVI durante a campanha para as eleições legislativas, marcadas para o final do mês de janeiro.

“Tenho a meu cargo a moderação dos debates na antena da TVI, incluindo o frente a frente entre António Costa e Rui Rio que terá transmissão simultânea nos três canais generalistas e moderação conjunta com a Clara de Sousa da SIC e com o João Adelino Faria da RTP”, adianta a jornalista, que na noite eleitoral também integrará a equipa de pivôs da emissão conjunta da TVI e da CNN Portugal. 

A este percurso bem-sucedido não é estranha a sua integração na equipa. “Já me tinham dito que a redação da TVI era exímia no bem receber e só posso confirmar isso”, afiança Sara Pinto. “Sinto que estou cá há bem mais tempo do que um ano, tal é a boa relação com todos os colegas”. 

Há um ano, chegou com o objetivo de ter a “oportunidade de participar em momentos importantes da informação da TVI”, nos horários e nos espaços em que a Direção de Informação considerasse que poderia ganhar com o seu contributo. Do começo no Jornal da Uma para o Jornal das 8, onde se sente confortável, assinala neste último o “peso maior da atualidade política”, o que vai ao encontro dos temas que mais gosta de tratar. O apreço por esta matérias leva-a a tanto gostar tanto de apresentar os telejornais como de participar em emissões especiais, noites ou debates eleitorais. “A parte boa é que a TVI me dá a oportunidade de poder conciliar ambas”, remata a jornalista .

Para Sara Pinto foram também 12 meses em que o aumento da visibilidade mediática acarretou um aumento da exposição pública. A resposta a este desafio é procurar manter o “foco no trabalho, sem deslumbramentos”. Igualmente importante é preservar a vida pessoal, pois “ter um mundo só nosso onde só entram os mais próximos também ajuda a manter o equilíbrio”. 

 

Numa época de natural balanço das opções tomadas, em que ao início de um ano se somam 12 meses da sua opção pela TVI, a jornalista não tem dúvidas: “Foi uma mudança muito positiva, sem dúvida!”.