Quando a Media Capital tomou a decisão de lançar a CNN em Portugal, fez agora dois anos, os nossos acionistas pensaram certamente no valor que a maior marca mundial do universo audiovisual de notícias podia agregar ao Grupo. E é isso que tem sucedido. A CNN Portugal é, com certeza, bem mais do que a força da marca. É o resultado do trabalho dos nossos jornalistas, da relevância dos nossos comentadores, da capacidade que temos tido para, com o nosso jornalismo, seguir todos os extraordinários acontecimentos dos últimos 18 meses que, sublinhe-se, se têm sucedido a uma velocidade quase vertiginosa em Portugal e no Mundo.

Mesmo uma Plataforma de Notícias, que está na televisão e no Digital, que vive e respira a atualidade, precisa de criar eventos que agreguem novos públicos e que a tornem presente onde normalmente não está. O Town Hall, um clássico da CNN nos Estados Unidos, é essa forma de nos cruzarmos com os protagonistas e de os transportarmos para as Universidades onde, além de responderem às questões dos nossos jornalistas, se confrontam também com perguntas e justas inquietações de professores e alunos.

Esta primeira série tem o nosso ADN porque é ambiciosa. Nas vésperas do importante – talvez este ano ainda mais importante – debate parlamentar do Estado da Nação, convidámos todos os ministros para prestar contas sobre as áreas de governação que tutelam. O que fizeram, o que deixaram por fazer, porque esteve afinal o governo tolhido na iniciativa politica e como será a segunda parte do ano a seguir ao verão. Sem surpresa foram semanas de negociação, usemos este termo sem medo, para ser clara a nossa ideia e para ficar definido o roteiro onde o papel dos jornalistas foi sempre inalienável.

A marca da CNN é essa. A do compromisso com o Jornalismo e com o público. Esta semana começamos na Nova SBE, em Carcavelos. Nas próximas semanas estaremos em Aveiro e no Porto.