Durante os 5 dias da 34ª edição da BTL, os 4 pavilhões da FIL receberam um número record de 79.000 visitantes, 1545 expositores, e mais de 200 hosted buyers internacionais de 42 mercados emissores, que se deslocaram à BTL com o objectivo de conhecer e comprar o destino turístico nacional. Também em destaque, os 85 destinos internacionais que contribuíram para afirmar a BTL como a maior plataforma de reserva de férias, na vertente do outgoing.

Estes são indicadores que naturalmente nos enchem de orgulho, mas que simultaneamente evidenciam o forte contributo da BTL para o crescimento do sector do Turismo, que é a atividade económica que mais gera riqueza e emprego em Portugal, e que representa 15,8% do PIB com receitas de 25.140,01 milhões de euros.

Estes dados dão-nos confiança para enfrentar os desafios que o sector enfrenta a nível global. Mas há muitas matérias relevantes que importam ser debatidas, como a falta de mão de obra qualificada, uma capacidade aeroportuária limitada, o desenvolvimento de outras regiões para além do Algarve, Lisboa e Porto, a sazonalidade, e a atracção de novos mercados.

Foi exactamente para colocar estes temas em agenda, que a BTL e a CNN Portugal promoveram o CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, com a participação de alguns dos principais players nacionais e responsáveis políticos.

O crescimento sustentável do turismo nacional está intimamente ligado à nossa capacidade de trazer os principais assuntos à reflexão, de conseguir de todos aqueles que estão na cadeia de valor sejam bem informados, tenham uma opinião e contribuam para encontrar caminhos e as soluções mais inovadoras – e isso foi um objectivo plenamente atingido pela BTL e pela CNN Portugal.