A equipa TVI deu nas vistas no XX Torneio Feminino de Corrico de Barco, do Clube Naval de Santa Maria, que se realizou no passado sábado nos Açores. 

A repórter de imagem Paula Fernandes, as jornalistas Isabel Moiçó e Graça Picão, e o ator e comediante Vítor Emanuel (que as acompanhou, mas não pode pescar) trouxeram para casa a taça do “Maior Peixe Pescado” e da ‘Melhor Equipa Convidada’.

No corrico a pesca é feita com “canas e o barco sempre em movimento”, explica Paula Fernandes, com as várias equipas concorrentes a competir para capturar “o maior número de peixes e o maior exemplar de todos”.

São seis horas no mar e um torneio “muito divertido”, acrescenta, adiantando que “as mulheres são competitivas”. Dá um exemplo: “para os que acham que as mulheres não são feitas para ir para o mar: isso não existe. A prova ‘masculina’ (o XXXI Torneio Açoriano de Corrico de Barco 2022) foi ganha por uma embarcação de mulheres”.

“É sempre um gosto” participar no torneio. É um “convite” que vem do Clube Naval de Santa Maria desde 2010 e “que reúne apoios para levar a equipa da TVI, acompanhada por uma personalidade cuja presença visa chamar atenções para a prova”, este ano Vítor Emanuel. No passado, Paula Lobo Antunes, Sara Prata e João Catarré foram os VIP que acompanharam as concorrentes da TVI.

Apesar de os bons resultados obtidos indiciarem muito treino da equipa, o raciocínio não se confirma. “Somos muito seletas e só pescamos no mar de Santa Maria”, responde Paula Fernandes. O que sabem, foi o skipper do barco que lhes ensinou.

Uma última pergunta sobre a participação de Vitor Emanuel: se não pôde pescar, qual foi o seu papel? “Fez toda uma dança para chamar o peixe”, conta Paula, divertida. Não é que resultou?