“Refado” é o nome do concerto solidário de tributo a Amália Rodrigues que, no dia 9 de julho, decorre no Auditório Senhora da Boa Nova, em São João do Estoril, com vista a recolher receitas para a aquisição de alimentos. A intenção é satisfazer as necessidades das 77 famílias apoiadas pelo núcleo de Cascais da Refood, organização de combate ao desperdício alimentar. Parte das verbas do concerto destinam-se também a apoiar os artistas que participam no evento, que conta com o Grupo Media Capital como parceiro.

“Portugal continua a contar com uma taxa de risco de pobreza de cerca de 17%, um número que atinge mais de 2 milhões de pessoas no nosso país. Apoiar este projeto que permite resgatar comida, alimentar pessoas e incluir a comunidade faz todo o sentido para o Grupo”, salienta Mafalda Costa Pereira, Diretora de Comunicação da Media Capital. “A Refood faz um trabalho exemplar de sustentabilidade económica, ambiental e de inclusão social. Três áreas-chave para a Media Capital.”

Este concerto solidário assume especial relevância “numa altura em que os alimentos recolhidos já não são suficientes face às necessidades”, explica Isabel Blanco Ferreira, da equipa de apoio comunitário da Refood Cascais.  Devido à situação provocada pela pandemia de Covid-19, a organização tem recebido mais pedidos de apoio, ao mesmo tempo que enfrenta a redução das contribuições de alguns dos parceiros que forneciam os alimentos. Entre esses parceiros estão restaurantes, hotéis, supermercados, pastelarias, cantinas e empresas de catering, onde são feitas as recolhas dos excedentes alimentares, não só evitando o desperdício alimentar como acabando com a fome nos bairros urbanos.