Quando entramos na histórica sede da CNN em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia, encontramos a expressão “facts first”. Mas em São Paulo, onde está a base da CNN Brasil, também podemos ler que “factos são factos” e que eles estão sempre primeiro, ainda que complementados com análise, opinião e enquadramento porque, cada vez mais, precisamos de compreender e descodificar o mundo em que vivemos.

É assim nos Estados Unidos ou no Brasil e será assim, muito em breve, em Portugal.

A CNN é a maior marca global de informação, na televisão e no digital. Em 2020, nestas duas dimensões, pulverizou todos os recordes de audiência e consumo à escala planetária. Nunca houve tanta informação disponível e nunca o Jornalismo (assim mesmo, com letra maiúscula) foi tão necessário, tão relevante e tão procurado. 

O lançamento da CNN Portugal não é apenas a chegada de uma marca icónica do universo das notícias, com o amplo envolvimento de jornalistas, comentadores, analistas e dos mais importantes agentes sociais e políticos. Este novo projeto multiplataforma coloca igualmente muitos desafios ao setor dos media, às marcas e, em geral, ao mercado publicitário, para o qual se abre agora uma ampla oferta na grelha de programação. Com os desafios vêm também as oportunidades: uma nova abordagem formal e estética, uma inigualável rede de conteúdos locais e globais, que tocam os diferentes públicos, por exemplo em áreas como o lifestyle e as artes.

Para nós, na Media Capital, a concretização deste projeto representa também uma oportunidade para melhorarmos o nosso jornalismo, tirarmos partido de todas as forças da redação, puxando pelos melhores, ao mesmo tempo que agregamos o talento que resulta de cirúrgicas escolhas já feitas no mercado e, em boa medida, do casting nacional ao qual se candidataram mais de 4000 pessoas. Só é possível fazer novo e fazer diferente quando juntamos aos mais experientes aqueles que querem trazer a força e o ADN da mudança.

A CNN Portugal será um canal de televisão que emitirá 24 horas em direto no cabo. A televisão, como se viu nos meses recentes por força da pandemia, ainda ocupa um papel central na vida das pessoas. Porém, ninguém ignora hoje a relevância do digital. Por isso, tão importantes como a operação televisiva, serão os conteúdos digitais, disponíveis a toda a hora, em qualquer dispositivo. Esses conteúdos serão muito mais do que o espelho do canal, terão pensamento distinto, oferta complementar, opinião que será procurada e citada.

Este é o tempo mais entusiasmante: o tempo da criação e da construção. Dias sem sono, mas sem cansaço. Com irreverência, mas com responsabilidade. Para criar algo que nos distinga e nos orgulhe. Que este tempo vibrante não acabe nunca.