A dimensão das construções e sua área de implantação são uma componente inovadora dos exteriores de “Rua das Flores”. É a primeira vez que a Empresa Portuguesa de Cenários (EPC) produz um projeto desta dimensão, onde, por exemplo, os prédios chegam aos três andares e alcançam os 9 metros de altura.

Este impressionante cenário exterior, multiusos, tem cerca de 1 800 m2 de área de implantação, cerca 500 m2 dos quais são cobertos, e está a ser edificado por uma equipa de 15 pessoas.

Para a construção do estúdio – onde já estão a ser rodadas as cenas interiores –, deram o seu contributo 10 trabalhadores. E na oficina da EPC, 20 pessoas cortaram, colaram, pintaram e realizaram todos os outros trabalhos necessários para a elaboração do cenário exterior e do estúdio.

Com quase 2 mil m2 de área, tornar realidade um cenário exterior desta dimensão exige uma lista de materiais igualmente impressionante. Foram precisos 9 quilómetros de tubo de andaime para fazer a estrutura, onde depois foram coladas cerca de 400 chapas de placas de aglomerado de madeira, perfazendo uma área total de 2 200 m2.

Para o piso, foram utilizados 500 m2 de linóleo e igual número de chapas de cobertura. Mantendo-nos neste capítulo do chão e do teto, saiba que foram colocados 400 m2 de calçada.

Vamos passar agora às decorações: 450 m2 são de impressão em vinil e 150 m2 de impressão ultravioleta em PVC.  Para a pintura das fachadas dos prédios da “Rua das Flores” e de alguns interiores a que se acede através deste cenário estão a ser utilizadas 70 latas de 30 kg de tinta de areia, o que dá a ‘módica’ quantia de 2 100 kg! Também a tinta plástica não pôde ser dispensada, perfazendo um total de 250 l. Imaginamos a quantidade de rolos e trinchas necessários para tanta pintura…

Para concluir a decoração desta rua florida, que promete muita diversão dos portugueses, foram ainda necessários 200 m2 de imitação de pedra. E rodapés, há rodapés na “Rua das Flores”? Há, pois: 700 metros lineares.

Terminando o capítulo dos acabamentos, não há prédios sem portas e janelas, nem lojas sem montras. Na nossa “Rua das Flores”, entre janelas e montras foram montadas cerca de 70 unidades. E portas? Essas foram 30.

A este impressionante rol de material preciso para construir o cenário exterior da nova novela da TVI há ainda que acrescentar os consumíveis. Centenas de parafusos e de pregos, de bisnagas de poliuretano, de colas e de silicones. Só pelo cenário, a “Rua das Flores” já é uma grande rua da ficção nacional!