A presença em pontos essenciais do conflito e a qualidade do trabalho jornalístico realizado marcam a diferença da TVI e da CNN Portugal na cobertura da guerra na Ucrânia. O jornalista Pedro Moreira e o repórter de imagem Tiago Ferreira são os únicos portugueses a fazer reportagem televisiva a partir da capital ucraniana, Kiev, revelando o drama que se vive numa cidade sitiada e sob permanente ameaça de um ataque do exército russo.

Em Lviv está a enviada especial Judite Sousa. Nesta cidade ucraniana, a cerca de 70 quilómetros da fronteira com a Polónia, a jornalista com vasta experiência de reportagem em cenário de guerra apresenta diariamente o ponto da situação das estruturas de acolhimento que enfrentam cada vez maiores desafios para dar resposta aos milhares de refugiados que ali acorrem. As histórias de quem percorre centenas de quilómetros para fugir à guerra são também diariamente relatadas por Judite Sousa.

Também no terreno, acompanhando a situação de ucranianos deslocados de suas casas rumo à segurança, estão os jornalistas Cristina Reyna e André Carvalho Ramos. Cristina Reyna acompanha o acolhimento ao longo de vários pontos da fronteira polaca, por onde já atravessaram mais de um milhão de refugiados ucranianos. A jornalista será hoje substituída no seu posto por Margarida Neves de Sousa, que esteve a atravessar a Europa de carro, acompanhando uma equipa que irá montar um hospital de campanha.

Na fronteira com a Roménia, outra porta de saída que os refugiados estão a utilizar para fugir à guerra, está André Carvalho Ramos. Num local igualmente importante para perceber o desenvolvimento do conflito está Pedro Benevides. Em Bruxelas, acompanha a perspetiva da União Europeia, nomeadamente dando a conhecer os últimos desenvolvimentos numa questão que ganhou crescente importância: a dependência europeia dos combustíveis fósseis da Rússia, em particular a Europa Central.

É importante também acompanhar e conhecer as dificuldades por que passam as equipas que levam bens essenciais e ajuda humanitária para a Ucrânia. A TVI e a CNN Portugal, através da reportagem de Anabela Vaz Jacinto e de João Nápoles, viajaram, assim, com uma caravana humanitária até à fronteira da Polónia, onde a ajuda já foi entregue.