O novo ano começou de forma muito positiva para as redes da TVI. A par da estreia da segunda edição do BB Famosos e da novela “Quero é Viver”, o nosso Instagram ultrapassou a marca dos 700 mil seguidores.

Este resultado é reflexo de uma cobertura diária e intensiva dos formatos em antena da TVI (do daytime ao reality, passando pela informação e ficção), mas sobretudo do destaque dado nos últimos meses aos conteúdos de vídeo e gif pensados especificamente para esta plataforma.

Cada vez mais o Instagram da TVI vive de conteúdos próprios e pensados especificamente para esta rede, com foco em métricas de engagement, reach e watch time. São mais de 20 posts diários (entre carrossel, reels, IG TV, GIFS, etc.) e 40 stories que acompanham e sublinham os momentos mais emocionantes da emissão, revelam bastidores, informam, entretêm e convidam os seguidores a terem voz ativa e a envolverem-se com os conteúdos da TVI.

Mas também o TiK ToK da TVI, que começámos a trabalhar de forma mais consistente em setembro de 2021, merece destaque.

A nossa aposta nesta rede assenta na vontade de estar ainda mais próximo dos jovens que tão bem respondem aos programas da grelha da TVI (cerca de 50% da audiência global do TiK ToK tem menos de 34 anos); no facto de o TiK ToK trabalhar apenas com vídeo, que é o formato mais dinâmico e apetecível para trabalhar em digital;  e na convicção de que o core da nossa programação de antena -  ficção, entretenimento e reality - assentava que nem uma luva no ADN descontraído, flexível e divertido que define o TiK ToK.

Inicialmente a nossa estratégia foi não ter estratégia, isto é, deixar a equipa perceber intuitivamente o que funcionava e ir afinando de forma orgânica o que postamos, quando, com que frequência., etc. Sem constrangimentos e sem regras. Percebemos rapidamente – em conjunto com os nossos seguidores – que more is more e publicamos agora cerca de quatro vezes por dia.

Não fomos atrás de best practices (mas lemo-las todas antes e debatemo-las) nem nos baseámos no que outras contas faziam. Confiámos na direção que os nossos seguidores apontavam e em poucas semanas criámos uma linguagem própria, oferecendo-lhes conteúdos diferenciados e aprendendo com o feedback que fomos recebendo.

O balanço é muito positivo: partimos de 120 mil seguidores em setembro e ultrapassamos agora os 200 mil seguidores, com um crescimento sustentado, orgânico e muito consistente. Somos o canal de televisão mais seguido em Portugal e vamos continuar a crescer.

Joana Cabral

Coordenadora Digital TVI